Debate sobre violência doméstica na Unioeste: enfrentamentos necessários
No dia 11 de março 2025, o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) promove, no auditório do Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste – campus Cascavel, um debate sobre o tema “Violência doméstica: enfrentamentos necessários”. O evento, que inicia às 8h, faz parte da programação em homenagem ao mês da mulher.
O principal objetivo do evento é aprofundar a discussão sobre a violência doméstica e fortalecer as redes de apoio às mulheres, com a participação de autoridades e profissionais atuantes diretamente no combate à violência doméstica. Entre os confirmados para a mesa redonda estão: a juíza da Vara da Violência Doméstica, Dra. Nícia Kirchkein Cardoso; o promotor de Justiça do Estado, Dr. José de Oliveira Júnior; o advogado do NUMAPE, Dr. Vinicius Fagundes; a delegada da Mulher de Cascavel, Dra. Raisa Scariot; e a coordenadora da Rede de Atenção e Proteção Social de Cascavel e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Poliana Lauther.
O evento é aberto ao público, mas com vagas limitadas à capacidade do auditório do Conselho Universitário da Unioeste (COU), localizado na Reitoria. Interessados em acompanhar o evento podem fazer inscrição neste link.
Sobre a violência doméstica
Os números de violência doméstica no Brasil são alarmantes. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), uma mulher é vítima de feminicídio a cada seis horas. Além disso, milhares de mulheres enfrentam agressões diárias em seus próprios lares. Dados do Diagnóstico de Assistência Social da Mulher de Cascavel (2024) revelam que, em 2023, das 1.360 violações de direitos registradas no município, 72% afetaram mulheres em diferentes faixas etárias, totalizando 974 casos. As faixas etárias mais atingidas foram de 30 a 59 anos e de 18 a 29 anos, com destaque para os registros de violência doméstica (179), violência psicológica (135) e violência física (96), conforme dados do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).
Sobre o Núcleo Maria da Penha
O NUMAPE oferece atendimento jurídico e social gratuito, voltado para mulheres de baixa renda que buscam se desvincular de seus agressores, seja por meio do divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, bem como regularização de visitas, guarda dos filhos, pensão alimentícia e partilha de bens. Criado em 2013 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o NUMAPE está atualmente presente em todas as Universidades Estaduais do Paraná, sendo executado com recursos do Fundo Paraná.
Texto: Liliane Dias