•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Show Rural Coopavel: Curso de Agronomia do campus Marechal Cândido Rondon leva práticas sustentáveis para feira

Práticas agrícolas sustentáveis também estão presentes no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Show Rural Coopavel 2025.

O curso de agronomia mostra na prática recursos tecnológicos que auxiliam diretamente na vida do agricultor, com equipamentos utilizados no mapeamento aéreo e na determinação dos índices de vegetação utilizados nos estudos de uso de inteligência computacional para o reconhecimento do estado fisiológico das culturas agrícolas e no reconhecimento de danos causados por pragas, doenças e plantas daninhas. Além de um drone de pulverização agrícola utilizados nos estudos de tecnologia de aplicação na agricultura de precisão.

Também está exposto um banco de acessos de sementes de feijão crioulo que faz parte de projeto de multiplicação de distribuição para produtores familiares da região.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, do campus de Marechal Cândido Rondon, da Unioeste, Professor Neumarcio Vilanova da Costa, uma oportunidade para mostrar o que é pesquisado dentro da universidade e que pode fazer a diferença no dia a dia de quem vive a rotina do campo “No Show Rural temos a chance de mostrar estudos que se referem ao desenvolvimento, validação de produtos e tecnologias inovadores que auxiliam na redução de uso de insumos como fertilizantes e produtos químicos nos diversos cultivos agrícolas. Deste modo, estão sendo estudados o uso de microrganismos reguladores de crescimento vegetal, produtos biológicos alternativos e o uso de resíduos orgânicos, além de estratégias de manejos como o uso de plantas de coberturas para a consolidação do sistema de plantio direto e do sistema de integração lavoura-pecuária”.

O que é pesquisado dentro da Unioeste reflete diretamente no futuro da agricultura, por exemplo, existem linhas de pesquisas em parcerias que estão desenvolvendo equipamentos como capinadora automatizada e máquina a vapor para o manejo das plantas daninhas em áreas orgânicas de produção de grãos. “O uso de inteligência computacional para o reconhecimento do estado fisiológico das culturas agrícolas e no reconhecimento de danos causados por pragas, doenças e plantas daninhas também é uma demanda crescente recebida pelos docentes do Curso de Agronomia”, explica o professor.

*Pesquisadores*
De 10 a 14 de fevereiro estarão presentes no estande da Unioeste docentes e discentes do curso de agronomia para realizar estas apresentações e demonstrar práticas sustentáveis que podem ser empregadas na plantação, entre elas: Projetos nas áreas de Manejo de Culturas, Sistemas de Produção Vegetal Sustentáveis e Fitossanidade e Controle Alternativo.

Texto: Thiago Leandro

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.