Unioeste apresenta projeto de Ensino de Geociências no Paraná Faz Ciência

Nesta semana, professores e acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) apresentaram projetos de extensão desenvolvidos na instituição durante a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, em Maringá. Um dos destaques é o projeto de Ensino de Geociências, desenvolvido por estudantes do curso de Geografia de Marechal Cândido Rondon.

Segundo o coordenador do projeto, professor Oscar Vicente Fernandez, o objetivo é disponibilizar o laboratório de Pedologia e Geologia para visitação de alunos do ensino fundamental e médio, além de realizar exposições temáticas itinerantes em colégios sobre o sistema solar.

“Trouxemos seis maquetes ao evento para que os alunos possam aprender a fazer maquetes e entender melhor os assuntos tratados em sala de aula. Dessa forma, fica mais fácil exemplificar temas como a escala do tempo geológico, o sistema solar e o sismógrafo”, explicou o professor.

O projeto existe desde 2013 e já atendeu 8.335 alunos de 16 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

No laboratório, os estudantes têm aulas teóricas e práticas sobre o ciclo das rochas, nas quais é empregado o acervo de rochas e minerais do laboratório, além da exibição de slides e vídeos curtos. Os materiais utilizados nas aulas são rochas e minerais do laboratório de Pedologia e Geologia do campus de Marechal Cândido Rondon.

Para agendar visitas ao projeto, basta ligar para o número (45) 99912-0274.