Cientista da Unioeste - Claudio Antonio Rojo

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Claudio Antonio Rojo que está desde 2006 no curso de Administração do Campus de Cascavel. Ele comenta que “sinto que o trabalho executado, sem pensar em reconhecimento, é possível de ser reconhecido quando gera proveito para a comunidade”.

Projeto

O professor cita alguns dos principais projetos desenvolvidos por ele na Unioeste: criação de cursos MBA da Unioeste via Fundep, coordenados por diversos colegas, que proporcionaram recursos usados para a melhoria da estrutura do curso de graduação, como livros, computadores e equipamentos; criação do Mestrado Profissional em Administração, do projeto até a aprovação e funcionamento pleno; criação do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade; criação da Revista ComSus – Competitividade e Sustentabilidade e criação de um projeto de extensão administrar que trouxe muitos empresários para aprender e revisar conceitos de gestão aplicada aos pequenos negócios, com o objetivo de melhorar a renda da sociedade produtiva.

Currículo

Rojo é pós-doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. É professor Associado da Unioeste, onde ministra duas disciplinas na graduação em Administração: Planejamento Estratégico e Mercado de Capitais. Atua no mestrado em Administração com três disciplinas: Oficina I, Cenários Estratégicos e Competitivos e Strategic Planning, sendo essa última ministrada em inglês.  Já foi vendedor, supervisor de vendas e sócio-gerente de distribuidora, logo no início da carreira buscou se aprofundar na administração geral de empresas. Tem experiência como administrador público e privado. Foi diretor administrativo-financeiro no setor público, professor, coordenador e diretor de Instituição de Ensino Superior privada. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais, análise fundamentalista e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da Unioeste, Campus Cascavel – Paraná. Participou de cerca de 20 livros como autor e coautor, sendo que em março de 2010 publicou, juntamente com outros colegas pesquisadores da USP, UTFPR, UFSC e SEBRAE, os livros: - Gestão de Ativos Intangíveis - da mensuração à competitividade por cenários, pela editora Atlas e Finanças Pessoais: o ouro do conhecimento de todos os tempos (kindle edition AMAZON.COM) em português, inglês, italiano e mandarim. Em 2014 publicou o livro Investimento em ações SMALL CAPS - Cenários do Mercado Brasileiro, nas versões impressa e kindle e-book (fruto do pós-doutorado, sob a supervisão do Dr. Almir Ferrreira de Sousa da FEA / USP). Em 2015 participou do e-book: Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, em parceria com colegas professores da Unioeste e UTFPR.  Em 2021, foi convidado a ser coautor, pelos professores da FIA de São Paulo, para o Manual de gestão empresarial: Teoria e prática pela editora Manole. Publicou mais de 70 artigos, sendo que apresentou dois nas edições da World Finance Conference - Chipre(2013) e New York(2016), ambos na área de mercado de capitais, usando cenários para decisão.