•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Cientista da Unioeste - Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas apontados como um dos mais citados está a professora Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso que desde 1993 leciona no curso de Enfermagem do Campus de Cascavel. Sobre ter seu nome no ranking ela  comenta que “a indicação é resultado do trabalho realizado ao longo dos quase trinta anos como docente da universidade. Esse trabalho é interdisciplinar, coletivo, integrando graduação e pós-graduação, da iniciação científica as dissertações e teses. Esse é um reconhecimento que não considero que deva ser atribuído somente a mim, mas a todos os colegas que trabalham comigo cotidianamente, que empreendem seus esforços, mesmo diante das dificuldades de serem pesquisadores no Brasil, com parcos recursos, e ainda assim conseguindo produzir resultados que são visíveis ao mundo, como nesse caso. Importante destacar também minha área de atuação profissional, principalmente nesse período de pandemia em que nossa profissão ganhou evidência. Dentre todas as áreas de formação, a Enfermagem se destaca na produção de conhecimento, então também é um reconhecimento a profissão, mais do que individual”.

Projeto

Dentre os projetos que desenvolve na universidade, em sua área de atuação, a  Enfermagem Pediátrica, a pesquisadora destaca: Abordagem multidisciplinar de avaliação de políticas, monitoramento, mapeamento e controle da COVID-19 no Paraná que tem o objetivo de analisar dados georreferenciados para aplicação de métodos quantitativos estatísticos na análise de dados de COVID-19, avaliando as políticas públicas relativas ao COVID/19, inclusive o financiamento; Produção do cuidado e validação de protocolo de fluxo para serviços de atenção domiciliar a crianças com necessidades especiais de saúde onde o objetivo é descrever o cuidado prestado às crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde nos serviços de atenção domiciliar que compõem o estudo, na perspectiva dos profissionais de saúde e da família; e na fase 2: validar protocolo de fluxo de cuidado a crianças com necessidades especiais de saúde na atenção domiciliar, modalidade dois. Além do projeto Práticas de enfermagem no contexto da atenção primária à saúde (APS) que pretende compreender as práticas profissionais dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde; Aleitamento materno e determinantes socioculturais no Brasil para avaliar os fatores sociodemográficos, reprodutivos e psicológicos associados com a intenção de mães em alimentar o recém-nascido ao seio materno no Brasil; Descrever os determinantes sociodemográficos, reprodutivos e psicológicos associados com o início e manutenção do aleitamento materno exclusivo após o parto; Explorar as barreiras percebidas pelas mães brasileiras que influenciam o aleitamento materno exclusivo; Descrever a percepção dos profissionais de saúde em relação aos fatores que influenciam o aleitamento materno exclusivo no Brasil; Traduzir, adaptar culturalmente e validar os instrumentos na língua espanhola para o português do Brasil;  Validação de protocolo de fluxo de cuidado domiciliar para a criança com necessidades especiais de saúde no Paraná. com objetivo de validar protocolo de fluxo de cuidado domiciliar, específico para estas crianças, desenvolvido para o estado do Paraná.

Currículo

Beatriz é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1990), especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (1997), mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999), doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2011), estágio de pós-doutorado junto a Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (2014), com pesquisa sobre a atuação do enfermeiro na atenção primária na Inglaterra e em Portugal. Professora Associada do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, na área de Saúde da Criança e do Adolescente e do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) Biociências e Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unioeste. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Materno-Infantil - GPEMI, cadastrado no CNPq. Membro do Council of International Neonatal Nurses (COINN). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica a Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: criança hospitalizada, cuidado de enfermagem, processo de trabalho da enfermagem na atenção a criança, trabalho precoce, atenção primária à saúde da criança, cuidado em saúde, atenção primária a saúde. Bolsista produtividade da Fundação Araucária 2014/2016 e 2019/2021. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP na gestão 2015-2018 e na gestão 2019-2022. Coordenadora do PROENF/SCA - Saúde da Criança e do Adolescente. Vice-presidente da Red Latino-Americana de Enfermería Práctica Avanzada (RED EPA LatinA).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.