Unioeste promove Encontro Anual de Iniciação Científica e Tecnológica

De 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021, A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PRPPG e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica promoverão a Sétima Edição do Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 7º EAICTI. Assim como na edição passada, o 7º EAICTI será de forma remota síncrona. Neste ano novidade é a gratuidade total do evento para os acadêmicos da Unioeste.

O Encontro Anual de Iniciação Científica é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, e tem como principais objetivos avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O Programa de Iniciação Científica é mantido com recursos destinados à pesquisa, tecnologia e inovação e inserção social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O EAICTI é o momento de divulgação das contribuições científicas envolvendo os temas desenvolvidos na Instituição pelos discentes de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação. Além de compartilhar resultados, experiências e dificuldades, o evento permite discutir as atividades de Iniciação Científica e traçar as estratégias institucionais para a formação de pesquisadores e qualificação de recursos humanos. Ricardo Vianna Nunes, Coordenador do CIPIC, destaca que participação em projetos de Iniciação Científica comprovadamente contribui para o ingresso do discente em Programas de Pós-Graduação, além de complementar a sua formação acadêmica e o introduzir nas atividades científicas.

Além das sessões remotas para apresentação e discussão dos trabalhos, serão realizadas palestras de renomados pesquisadores sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Pós-Graduação. Egressos da Unioeste apresentaram relatos sobre a contribuição da participação em projetos de iniciação científica e tecnológica nas suas carreiras profissionais.

As inscrições para apresentadores de trabalhos de iniciação científica e tecnológica e submissão dos trabalhos ocorrerá no período de 06 de agosto a 13 de setembro de 2021. Além da submissão dos trabalhos no formato de Resumo Expandido, os acadêmicos também deverão enviar as apresentações em formato de vídeo. As inscrições para ouvintes ocorrerão de 10 a 19 de novembro de 2021.

Os trabalhos enviados serão analisados por um comitê científico composto por pesquisadores da UNIOESTE. Estes trabalhos, se aprovados, serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

Durante a realização do 7º EAICTI, serão indicados os trabalhos do Prêmio de Iniciação Científica/2021, como forma de reconhecimento e estímulo aos alunos de Iniciação Científica e aos docentes orientadores, cujos trabalhos se destacarem em cada grande área do conhecimento.

Informações detalhadas estão disponíveis no site no evento no portal da Unioeste, https://www.unioeste.br/portal/eaicti/2021.