Unioeste participa de livro encomendado pela Oxford University Press

oxford

O professor doutor Jorge Bidarra, e sua aluna no Programa de Mestrado e Doutorado em Letras, Tânia Aparecida Martins, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram em 2018 do evento19th Century Lexicography Conference: Between Science and Fiction e foram convidados, em conjunto com os demais apresentadores, para compor um livro encomendado pela Oxford University Press. Ontem (16), o livro “The Whole World in a Book” foi disponibilizado pela Editora para venda.

O livro trata-se de novos argumentos e teorias sobre o desenvolvimento da lexicografia e como as mudanças do século XIX ressoam hoje. Abrange uma ampla variedade de idiomas e representa a primeira vez que alguns desses dicionários foram abordados por bolsas de estudos acadêmicos.

O evento “Nineteenth-Century Lexicography: Between Science and Fiction” resulta de extenso projeto colaborativo internacional, cujas atividades estão direcionadas para a investigação do processo evolutivo dos dicionários de línguas diversas, tomado como ponto de partida o século XIX até os dias atuais. O século XIX foi uma era especialmente produtiva em vários campos de atuação, mas de modo particular no que diz respeito à lexicografia. Durante esse século, foram produzidos grandes e renomados dicionários, mono e multilíngues, em todo o mundo.

O livro está disponível no link: https://global.oup.com/academic/product/the-whole-world-in-a-book-9780190913199?cc=us&lang=en&fbclid=IwAR2As3-T1oCViKtowHw6fxvQHX4yv64vMSP3VJH431-3_axx9989adiGqNc

Texto: Ana Cauneto

Foto: Divulgação