Reta final das inscrições para 5º EAICTI em Cascavel

EAICTI 2019

Pela quinta vez a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai realizar o Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (EAICTI) no campus de Cascavel que será realizada nos dias 05 e 06 de novembro. Até amanhã (15) quem tiver interesse em participar como ouvinte, vai poder se inscrever pelo site https://midas.unioeste.br/login/#/.

O evento é de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento. Pretende avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas/acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Unioeste.

De acordo com Maria Lúcia Bonfleur, coordenadora geral do 5º EAICTI, esta é uma oportunidade que os alunos têm em apresentar suas iniciações cientificas e também de discussão. “Além disso, pode mostar ao comitê externo, CNPq, quais os tipos de pesquisas vêm sendo feitas e executadas dentro da Universidade”.

Ela ainda comenta o porquê de fazer um encontro científico, “esse é um momento para estimular que o estudante faça pesquisa, tendo em vista a situação nacional com relação a falta de incentivo e investimento quanto aos trabalhos científicos em desenvolvimento. E, para mais, mostrar que a nossa Instituição realiza e presa pela pesquisa e que ainda é presente em universidades de todo o país”.

Um pouco sobre o EAICTI

A Unioeste desde sua criação procurou fomentar e fortalecer a iniciação científica por meio de um programa institucional. O número de participantes no Programa de Iniciação Científica (PIC) tem crescido anualmente, demonstrando a importância e o sucesso deste Programa na Instituição.

O PIC é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e administrado diretamente pelas instituições de ensino superior com a supervisão do CNPq. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegia a participação ativa de alunos que possua bom desempenho acadêmico em projetos de pesquisa, com mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação acadêmica, preparando-o para cursos de pós-graduação.

Os alunos que participam do Programa de Iniciação Científica e recebem bolsa de órgãos de fomento (CNPq, Fundação Araucária, Unioeste) assumem o compromisso de fazer a apresentação dos resultados dos seus projetos de Pesquisa num evento científico, o primeiro EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica. Este evento estadual quando foi promovido pela primeira vez em 1991 contou com 274 participantes. No entanto, o número de participantes no EAIC cresceu muito nos últimos anos, o que dificultou sua realização, principalmente para conseguir alojar todos os participantes, além dos custos envolvidos.

Desta forma, a partir de 2015, foi decidido em comum acordo entre as Universidades Estaduais Públicas do Paraná que cada Instituição separadamente iria promover um evento de Iniciação Científica.

Texto: Luis Gustavo

Foto: Divulgação