Edunioeste e PEE promovem encontro com o professor Guillermo Arias Beatón

IMG 5982 Easy Resize

Equipes da Edunioeste e do Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, promoveram na última sexta-feira (11) a palestra “El Enfoque Histórico Cultural: a importância da tradução da obra "Fundamentos da defectologia" para a educação especial no Brasil” ministrada pelo professor Dr. Guillermo Arias Beatón.

Guilhermo Arias Beatón é doutor em Ciências Pedagógicas, professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana e tradutor da obra Fundamentos de Defectologia do Russo para o Espanhol, publicado pela Editora de Havana. “O sentido da obra é imenso porque fala de como salvar essas pessoas. É fazer um milagre através da educação geral e de trabalhos psicológicos, pedagógico e social-cultural para que a pessoa com deficiência se desenvolva normalmente, como qualquer outra”.

A palestra foi realizada aos professores da área da surdocegueira, alunos do 4º, ano de pedagogia e aos professores municipal e estadual em que discutiu questões teóricas acerca da psicologia histórico-cultural de Levi S. Vigotski.

Dentre os conteúdos abordados se destacam: estrutura e organização da educação especial em Cuba, a compreensão de educação de qualidade concebendo sua gênese nas relações interpessoais e afetivas no contexto familiar, a importância da teoria histórico-cultural como uma das teorias mais humanizadoras já produzidas na área da psicologia, a relevância da tradução da obra Fundamentos de Defectologia – Tomo V – do pesquisador Lev. S. Vigotski para compreensão dos processos psicológicos superiores das crianças com deficiência e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores no contexto educacional de sujeitos surdos-cegos.

Além disso, o professor, juntamente com a professora Dra. Aparecida Feola Sella (Diretora da Edunioeste), Dorisvaldo Rodrigues da Silva (PEE), Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva (PEE), Lizete Cecília Deimling (Assessoria Jurídica), se reuniu na sala da Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (Cogeps) para discutirem sobre a publicação da obra Fundamentos da Defectologia, de Vygotsky, traduzida do russo para o espanhol cubano, e do espanhol cubano para o português.

IMG 5991 Easy Resize

IMG 5997 Easy Resize