Finep realiza acompanhamento de obras na Unioeste

IMG 5724 Easy Resize

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) possui cinco projetos em andamento voltados à infraestrutura e pesquisa, que foram financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em razão disso, a Universidade recebeu Rodrigo Novis e Marcelo Sampaio, representantes da Instituição, com o objetivo de realizarem um acompanhamento técnico das obras.

Edson Antônio da Silva, diretor de Pós-Graduação da Unioeste, afirma que a parceria com a Finep é fundamental para a Universidade pois muito da infraestrutura a pesquisa e pós-graduação da Instituição foi financiada por essa Entidade. A Unioeste teve um crescimento muito acentuado na pós-graduação que exige recursos financeiros para manutenção, financiamento e implantação de novo laboratórios de Pesquisa. “Foi muito proveitosa porque existe a necessidade de inclusão de algumas benfeitorias nas obras, assim foi possível mostrar in loco estas necessidades para a conclusão das obras, agilizando a tramitação no Finep”.

As obras têm previsão de inauguração para junho de 2020 e estão distribuídas nos campi da Unioeste, sendo elas:

• Em Cascavel: Construção do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (BIOINFRA)
  • Em Toledo: Subprojeto Centro de Engenharias e Ciências Exatas (LABEPEC) e Centro de Pesquisa e Pós-Graduação de Desenvolvimento das Fronteiras (PGDFRON)
  • Em Marechal: Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento Científico-tecnológico em Ciências Agrárias (CPDETCA) e Ambiente Multiuso de Pesquisa e Pós-Graduação em História e Geografia

Rodrigo Novis, gerente do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa da Finep afirma que essa visita busca também calibrar entendimentos e estreitar laços. “A Finep, por meio de alguns editais, financiou alguns projetos que tem a Unioeste como executora. São projetos de infraestrutura de pesquisa, estrutura laboratorial, relacionado à aquisição de equipamentos, construção de laboratórios de diversos campus da Unioeste em diversas áreas do conhecimento”.

Marcelo Sampaio exalta a grande presença da Finep na Universidade. “Ao longo desses anos do Programa de Infraestrutura da Finep (Proinfra), foram quase 23 milhões de reais em projetos aqui na Unioeste”.

Além das visitas, na manhã desta quinta (10), foi realizado na Reitoria da Unioeste um workshop, no qual foram apresentados um histórico da entidade, editais de financiamento e apoio a pesquisa, e também aspectos técnicos de prestação de contas e acompanhamento dos projetos com o objetivo de facilitar e agilizar os projetos, bem como aumentar a interação com a Instituição. Estiveram presentes representantes do convênio, das obras e alguns coordenadores de subprojetos.

Texto: Ana Cauneto

Foto: Andréa Pasquetti