Unioeste discute autoavaliação na pós-graduação

b4450e5b f235 4d08 a3ec fccbf4cb9a27

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), reuniu hoje (09) no auditório do COU os coordenadores, docentes e assistentes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) a fim de esclarecer algumas questões da pós-graduação.

O evento, que teve início durante a manhã, trouxe como principal pauta a nova metodologia de avaliação da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Autoavaliação dos Programas. A ideia é apresentar às pessoas relacionadas aos programas como vêm funcionando a avaliação e de qual forma pode se obter melhores avaliações e colocações.

“Vivemos um momento de bastante inquietação quanto as diretrizes que a Capes vem tomando em relação aos cursos de pós-graduação no Brasil como um todo. E em meio à essas preocupações, o objetivo é atingirmos uma maior qualidade. Por isso, trazer alguém da Capes para falar sobre essa nova forma de avaliação, principalmente para podermos entender essa mudança. Não só a Pró-Reitoria, mas o dever de casa de cada um dos cursos/programas, a fim de alcançar avaliações melhores”, explica o professor Reginaldo dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Assim, durante o dia, palestras e debates poderão elucidar como está funcionando o processo avaliativo para esses cursos. O coordenador adjunto da Capes da área de Educação, prof. Ângelo R. de Souza, ministrará a palestra intitulada “Autoavaliação na Pós-Graduação Brasileira: mudança de paradigma ou correção de rumo?”

“A autoavaliação é um elemento novo no processo avaliativo da pós-graduação. Como isso é algo que já planejava ser institucionalizado mas ainda não tinha sido posto em prática, agora nossas visitas são no sentido de conversar com as pessoas dos programas de pós-graduação sobre a importância dos programas desenvolverem mais do que práticas e ações, e desenvolverem uma política de autoavaliação, com o intuito de levantarem informações sobre si próprios, e com isso promover uma reflexão e verificar até que ponto os objetivos traçados vêm sendo alcançados, por que vêm sendo alcançados e por que não, e o que fazer para garantir que os objetivos sejam alcançados”, esclarece o professor Ângelo.

Outras palestras serão apresentadas hoje. Segue a programação:

- Autoavaliação dos Programas, com participação do Prof. Angelo R. de Souza, coordenador adjunto da Capes da área de Educação, que ministrará palestra e debate com o tema “Autoavaliação na Pós-Graduação Brasileira: mudança de paradigma ou correção de rumo?”

- Pós-graduação e o Processo de Autoavaliação Institucional - Nelci Janete dos Santos Nardelli (Proplan - Unioeste)

- Autoavaliação: Um estudo de caso do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde - Prof. Dra. Cláudia Silveira Viera (coordenadora)

- Informações e discussão sobre páginas dos Programas em inglês e adequações do PDI quanto as diretrizes da pós-graduação.

- Informação e discussão sobre oferta de disciplinas transversais (disciplinas comuns aos PPGs e de oferta compartilhada entre as IES), com a participação do Prof. Andre L. F. Rodacki, da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Texto: Amanda Alves

Foto: Andréa Pasquetti