‘Mais Saúde’ será realizado nesse sábado

No próximo sábado (28), será realizada a quarta edição do ‘Mais Saúde – Todos juntos contra a obesidade’. O encontro, organizado pelo Grupo de Atenção à Obesidade (GAO) é promovido pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em parceria com a Prefeitura de Cascavel. O evento será realizado no Centro Esportivo Ciro Nardi, a partir das 14 horas.

Na tarde de sábado, toda a população cascavelense poderá participar das ações como atividades físicas, brincadeiras, exames, danças, caminhada, passeio ciclístico e muito mais. O Serviço de Obesidade do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) também estará presente para esclarecer dúvidas e orientar os visitantes.

O coordenador do evento e diretor Pedagógico do HUOP, professor Dr. Allan Cezar Araújo, conta que, recentemente, o Mais Saúde entrou para o Calendário Municipal de Cascavel, isto é, oficialmente, agora o evento é anual. “É importante esse reconhecimento dentro da cidade, a obesidade é uma doença totalmente democrática que atinge a todas as camadas da população e que deve ser tratada. 55% da população brasileira está acima do peso e 20% está obesa. Temos que trazer os profissionais para auxiliar no combate à obesidade”.

Essa 4ª edição, explica o médico, pretende esclarecer para a população o que é a obesidade e os riscos atrelados a essa condição. No sábado (28), após as 14 horas, toda a população de Cascavel está convidada para participar das atividades. Crianças, adolescentes, adultos e idosos terão programações destinadas durante toda a tarde, buscando não somente conscientizar os cidadãos, mas fazer isso proporcionando também o lazer e a recreação.

O projeto

O projeto ‘Mais Saúde’ teve início em 2016 e tinha poucos apoios, e sua base para realização foi praticamente só com a equipe do HUOP, contudo a principal intenção já era conscientizar a população quanto à obesidade e os riscos que correm os portadores dessa doença.

Em 2017, a proposta era sensibilização, conseguir atingir não somente Cascavel, mas também a macrorregião Oeste do Paraná. Com isso, atrelaram as práticas ao ensino e puderam fazer um movimento ainda maior a fim de atingir mais pessoas.

No ano passado tudo se estruturou mais fortemente, o que permitiu a criação do GAO. O ‘Mais Saúde’ teve maior participação e, isso, constituiu a visibilidade municipal quanto à importância da temática.

A iniciativa construiu e trouxe o evento onde está hoje. Após isso, a partir de julho de 2019, o ‘Mais Saúde’ está no calendário municipal, e a necessidade de conscientização quanto a essa doença se mostra cada vez mais primordial. Nesse ano, o dr. Allan participou de uma convenção em Brasília, ocasião em que pode apresentar o programa e compartilhar e adquirir conhecimentos com o Ministério da Saúde.

O GAO está há alguns anos trazendo iniciativas que busquem outras formas de tratamento que não sejam intervenções cirúrgicas, como a Cirurgia Bariátrica. No Brasil, pelo SUS, aproximadamente 700 mil pessoas teriam indicação para realizar a cirurgia, ou seja, precisaria de 60 anos para realizar todas, isso se não houver outras indicações.

Texto: Amanda Alves

catraz 2019