Unioeste realiza curso com acadêmicos de Realeza

Como parte das atividades desenvolvidas no Laboratório de Biotecnologia Agrícola, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, na última sexta-feira (20), estiveram presentes alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Realeza, para participarem do curso “Produção de fungos entomopatogênicos e sua aplicação no controle de pragas agrícolas”, vinculado à disciplina optativa de Biotecnologia da UFFS.

O curso constou de 12 horas teórico-prática, em que alunos da equipe do Laboratório de Biotecnologia abordaram aspectos da biologia dos fungos entomopatogênicos (causadores de doenças em insetos e ácaros) e sua interação com insetos hospedeiros. Em seguida, todos foram envolvidos nas diferentes etapas do processo de produção dos fungos, desde o preparo do meio de cultivo e obtenção do inóculo até a extração dos conídios e os processos de controle de qualidade.

A professora Silvana Damin, que foi aluna do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Unioeste, atualmente é docente na UFFS e foi a responsável pela vinda dos alunos ao Laboratório. Segundo a docente, a disciplina de Biotecnologia ofertada no curso de Ciências Biológicas da UFFS visa apresentar aos alunos técnicas e práticas de manipulação de microrganismos e suas aplicações, bem como demonstrar áreas de atuação do Biólogo nas diferentes áreas da Biotecnologia, sobre tudo, buscando soluções sustentáveis para a agricultura, onde a aplicação dos fungos entomopatogênicos são um bom exemplo.  Nesse sentido, a participação dos alunos em atividades práticas extraclasse, como a realizada no laboratório de Biotecnologia Agrícola, ampliam habilidades e saberes da formação desses futuros profissionais.

De acordo com o professor Luis, o objetivo do Laboratório de Biotecnologia Agrícola não se concentra apenas na pesquisa de métodos de controle biológico de pragas, mas também na formação de recursos humanos, tanto na graduação como na pós-graduação e na difusão dos conceitos e técnicas do controle biológico. A interação com alunos e professores de outras instituições enriquece profissionalmente a todos os envolvidos no laboratório, divulga o trabalho que desenvolvemos, atrai futuros pós-graduandos e mostra a importância regional da Unioeste.

Texto: Luis Francisco

explicacaoaula teoricaturma