Corenconpr e Unioeste promovem II Colóquio de Economistas
O Conselho Regional de Economia do Paraná (Coreconpr) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel promoveram na última sexta-feira (20), o II Colóquio de Economistas de Cascavel. O evento foi organizado pelo professor Sérgio Lopes, que também é Conselheiro do CoreconpR, e com participação do Delegado Regional, Econ. Álvaro Bizinela.
O Colóquio teve o apoio institucional do Coreconpr, que dá certificação e do Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste, campus de Cascavel, através do coordenador do Colegiado de Ciências Econômicas, professor Luís Garcia e a importante colaboração do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas, através de sua Diretoria, representada no evento pelo Estudante Kaio Strelow, que também foi o Auxiliar Técnico das atividades.
Na ocasião, a economista Jovir Vicentini Esser (Coreconpr 4647), Economista-Técnica do Deral/Seab, Núcleo Regional de Cascavel, ministrou a palestra sobe o tema Reflexos do levantamento da Produção Agropecuária no contexto de repasse do ICMS aos municípios do Estado do Paraná.
Durante a apresentação e o debate sobre o tema, a palestrante discorreu com riqueza de detalhes e análises apropriadas sobre o processo de levantamento e estimativa de dados para a formação do VBP do Setor Agropecuário, e como este agregado do setor rural é importante para o cálculo e definição do repasse do ICMS aos municípios do Paraná. Também destacou a importância do Departamento de Economia Rural-DERAL, no acompanhamento da produção agropecuária do Estado e no processo de geração e disponibilização de informações estatísticas estratégicas para a formulação de políticas agrícolas e do agronegócio, relevantes setores de produção do Estado do PR. Ademais de outras atividades relacionadas a estudos de perspectivas e tendências dos diversos mercados e de segurança alimentar.
O evento contou com 46 participantes entre economistas registrados, bacharéis, estudantes de Economia e outros profissionais. Percebeu-se pelos questionamentos durante o debate, a relevância do tema, a profundidade de análise da palestrante e o elevado nível de interesse dos participantes. A discussão sobre o tema e sua importância pôde ser percebida inclusive durante o jantar de confraternização, que tradicionalmente se segue à palestra.
Texto: Sérgio Lopes