Lançamento de duas construções no Espaço Ciência

Nessa quinta-feira (12), o Espaço Ciência da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) – campus de Cascavel, recebeu duas novas construções: O Diagrama da Evolução dos Principais Grupos de Vertebrados e o Marco Geodésico.

O professor responsável pelo Espaço Ciência, Vilmar Malacarne, explica a construção do Espaço e as novas construções. A intenção do Diagrama é desmistificar e auxiliar a compreensão no processo de evolução das espécies. “A Universidade é um lugar para conhecer. Com esse espaço nós tentamos explicar o processo de evolução, principalmente que o homem não é um descendente direto do macaco”.
evolucao

Na ocasião também foi inaugurado o Marco Geodésico – ponto fixado no solo em que está gravado um código que remete a latitude, longitude e altitude do local; altamente utilizado em atividades de Engenharia, Geografia, Topografia, Agrimensura e outros – a fim de torná-lo visível e não somente, mas que também os alunos da Unioeste e outros visitantes possam conhecer.
marco

O diretor do campus de Cascavel, professor Alexandre Webber, reitera a importância dessas iniciativas que aproximam a Universidade da comunidade externa. “Além de auxiliar nossos alunos de graduação, faz com que os visitantes identifiquem as atividades realizadas dentro da Unioeste. É primordial que a gente mostre o nosso patrimônio e todas as ações realizadas em ciência, ensino, pesquisa e extensão”.

O professor Malacarne conta ainda que o espaço foi pensado principalmente para as crianças. A intenção é que seja autoexplicável, e que possam facilitar a visão acerca das coisas representadas ali. O diretor Alexandre também ressalta as outras construções já existentes no Espaço Ciência, que são o Relógio de Sol, Sistema Solar em Escala e a Cápsula do Tempo. “As crianças podem ver a realidade da evolução e funcionamento até das coisas mais simples, como por exemplo a dimensão do tamanho da Terra em relação ao resto do Sistema Solar”.

A pretensão agora é continuar o Espaço Ciência, mas a próxima construção ainda tem que ser pensada. A intenção é que seja algo relacionado à química ou a humanidade.

Texto: Amanda Alves
Foto: Andréa Pasquetti