HUOP é campo de estágio para escolas de Cascavel

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) é campo de estágio também para cursos de fora da Unioeste, como é o caso do Curso Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Pedro Boaretto Neto (Ceep). Todas as semanas, os alunos garantem a carga horária de estágio no interior do complexo hospitalar.

Criado em 2005, o ensino profissionalizante do Ceep tem duração de dois anos e durante o estágio os alunos conhecem a realidade de todos os procedimentos teóricos, como aferição de pressão, punção, banho de leito, entre outros.

Segundo a professora Erondina Tomé, além de mostrar a realidade, é a oportunidade do aluno aperfeiçoar sua técnica que só pode ser feita com sucesso por meio de muita prática presencialmente com o paciente.

No total, Erondina coordena um grupo de 27 alunos, que se subdividem em turno de seis alunos.

A dona de casa Rosa Ribeiro dos Santos é mãe de Ágata, de seis anos, que tem fibrose cística e faz internamentos periódicos no Hospital. Segundo ela, a filha passa por longos períodos de internação e as estagiárias também são uma fonte de amor e carinho. “Cada vez que interno minha filha ficamos até 15 dias e recebemos muito cuidado e carinho”. Rosa mora em Catanduvas, no Oeste do Paraná e precisa de todo o apoio nos longos períodos de internação.

Por: Mara Vitorino

67891147 2905921539449750 7453140844208455680 n
Estagiárias do CEEP, com a pequena Ágata.