Vice-reitor participa de reunião sobre Lei Geral das Universidades

Ontem (25), os reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná participaram da 5ª Reunião Ordinária da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, composta por deputados, a respeito da Lei Geral das Universidades na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

Segundo o professor/doutor e vice-reitor, Moacir Piffer, reitor em exercício da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a reunião foi muito importante para um entendimento da lei junto aos deputados. “É conhecido hoje que a lei geral precisa estar de acordo com as demandas das universidades e dado ao momento em que as Instituições estão, deve ser respeitado as diversidades que existem dentro do quantitativo e pra isso, é preciso se discutir a lei que possui uma matriz complexa”, explica.

O professor Moacir afirma ainda que os deputados estão preocupados com o destino das Universidades e, por essa razão, a reunião foi muito positiva. Os deputados entenderam que assuntos das Universidades precisam ser tratados até porque são as responsáveis por políticas públicas como educação, saúde e a preparação para o mercado de trabalho. “Eles nos chamaram justamente para entender em que situação as universidades se encontram, todos os representantes apontaram exatamente os mesmos problemas, quanto a questão de contratação, custeio, investimento e carga horária e os deputados nos ouviram”.

Lei Geral

Esta proposta de lei estabelece a parametrização das Universidades, critérios objetivos sobre a administração, gestão de pessoal e repasse de recursos às instituições e faz parte de um estudo realizado por uma equipe técnica da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Lei Geral das Universidades está sendo discutida porque interfere diretamente na questão da sobrevivência da Universidade. “Estamos trabalhando também no sentido de encontrar o melhor entendimento político e técnico para que as Universidades não venham a perder em alguns pontos na questão do seu funcionamento, da sua autonomia bem como na pós-graduação que tem sua finalidade na pesquisa, extensão e na inovação que é de suma importância para o Estado, atendendo diretamente às demandas econômicas e sociais dos paranaenses”, finaliza.

Participaram da reunião os deputados Emerson Bacil, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Delegado Jacovós e o deputado Nelson Justus, que fazem parte da Comissão de Justiça, além dos representantes das Universidades.

Erva Mate

Em Curitiba, o reitor em exercício participou ainda de uma reunião inaugural do bloco parlamentar da Erva-Mate para apresentação de doutores que trataram a respeito de pesquisa, tecnologia e inovação em Erva-Mate.

01d77bd4 2af1 440b bf0d cbc62914aa8d