Mestrado de Computação da Unioeste atrai empresários

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel oferece Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGComp). Nesta primeira seleção, das 14 vagas disponibilizadas pelo programa, 12 classificados são gestores de empresas privadas e startups de Cascavel e região.

O PPGComp é um programa aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2018, com início das atividades no segundo semestre de 2019. É um programa recente, mas que despertou o interesse de empresários e empreendedores regionais com o intuito de capacitar seus colaboradores e aprimorar seus processos envolvendo inovação e ciência.

O coordenador do programa, professor doutor Luiz Antonio Rodrigues, conta que a demanda pelo programa sempre foi grande e a tentativa de implementação do mestrado existe há 10 anos. “Nós sabemos que a maioria do nosso público aqui da região está trabalhando em empresas e, portanto, têm esse perfil profissional. Os projetos vieram com a ênfase para solucionar problemas das empresas”. O professor ressalta, no entanto, que por se tratar de um programa acadêmico, alguns requisitos da CAPES precisam ser cumpridos pelos alunos, como a divulgação de resultados em eventos científicos e periódicos.

As linhas de pesquisa do Programa incluem: Metodologias e Técnicas de Computação (engenharia de software, processamento de imagens e banco de dados), Sistemas de Computação (arquitetura de computadores, redes de computadores e sistemas distribuídos, processamento de alto desempenho, computação em nuvem e sistemas embarcados) e Métodos em Computação Aplicada (métodos e técnicas de análise de dados, otimização e inteligência computacional).

A seleção de alunos regulares foi feita de abril até maio e os resultados foram divulgados no dia 5 de junho. “O perfil são gestores das empresas, são coordenadores, um pessoal que está na liderança da parte de tecnologia e que vem pra cá trazendo problemas reais para resolvê-los usando um método científico.”, explica. Entre os temas que serão abordados pelos candidatos classificados estão: engenharia de software, gestão estratégica, processamento de imagens agrícolas, virtualização de redes de computadores, automação de indústrias, Internet das Coisas e ciência de dados.

O coordenador destaca a colaboração com a sociedade civil, com as empresas e a disposição em receber projetos nessa linha. Em setembro será iniciado um novo processo para 2020, onde será ofertado mais 14 vagas.

Por fim, ele explica que a finalidade do Programa é fornecer aos discentes condições de desenvolver e alavancar pesquisas na linha escolhida, além de desempenhar atividades de docência em nível de graduação. “Os egressos devem ser capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino e de aplicar o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias. Com o conhecimento adquirido, o profissional com o título de mestre poderá colocar-se no mercado empresarial e acadêmico em posição de melhor nível”, comenta enfatizando ainda que o curso também visa preparar o aluno pesquisador para o doutorado.

Inscrições Abertas

As inscrições para aluno especial (não regular) para o segundo semestre de 2019 estão abertas até o dia 1 de julho e as aulas iniciam no dia 22/07. O edital e mais informações estão disponíveis no link: www.inf.unioeste.br/pos

download