Huop promove Semana Nacional de Conscientização ao uso de Álcool

Servidores da ala de desintoxicação do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) em parceria com os alunos do 4º ano de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar) estão promovendo a “Semana nacional de prevenção e conscientização ao uso problemático de álcool e outras drogas” nos dias 24 e 25 de junho na recepção do Ambulatório e de visita do Huop.

A semana têm como objetivo prevenir e conscientizar os indivíduos maiores de 18 anos sobre o uso problemático do álcool e outras drogas. As atividades contam com explanação do tema por meio de vídeos curtos pré-elaborados e disponíveis na internet, aplicação de instrumento de triagem, orientações individuais e fornecimento de panfletos educativos dos serviços de saúde e grupos de mútua ajuda. Também foi exposto um painel sobre a unidade de desintoxicação do Huop e um banner referente aos serviços de saúde em Cascavel.

Adriana de Oliveira, enfermeira coordenadora da ala e uma das organizadoras do evento, fala da importância de abordar esse assunto. “A atividade educativa de prevenção do uso problemático do álcool e outras drogas contribui na conscientização da população referente a esta temática, com objetivo de controle do consumo evitando comorbidades, diminuindo índices de acidentes no trânsito e conflitos familiares.”

De início foi realizada uma fala para todos os indivíduos maiores de 18 anos de idade, sobre a Semana Nacional e política sobre drogas e, na sequência, profissionais e acadêmicos convidaram quem estava aguardando atendimento no ambulatório do Huop, a participar da triagem pelo uso problemático de álcool.

A triagem é feita por meio de um teste chamado Audit (Alcohol use disorders identification test), elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o tempo de aplicação é de 2 a 4 minutos. Faz parte da avaliação de saúde geral e tem como características avaliar diversos níveis de uso do álcool, desde o não uso até a provável dependência e avalia também o uso de álcool nos últimos 12 meses.

Após o teste já é feita a devolutiva e caso detectado o uso problemático do álcool, é realizado o encaminhamento ao “Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná” (SIM-PR), que avalia e autoriza o caso para obtenção de vagas no Programa Vida Nova. A Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas e Proteção à Comunidade é quem regula essas vagas. Ao fazer parte do programa, o indivíduo é acolhido na unidade terapêutica, e então, o tratamento se inicia.

Até agora já foram entrevistadas 129 pessoas. Cinco casos foram detectados, mas somente três pessoas aceitaram o encaminhamento.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) através das leis 11.343/06 e 13.840/19. De acordo com o ato normativo, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas sobre Drogas (SENAD), promoverá campanhas e encontros voltados para participação da sociedade brasileira e para conscientização da comunidade contra as drogas todos os anos, no mês de junho, sendo celebrado o “Dia Internacional de Combate às drogas” em 26 de junho. O foco dessas ações é a criação de um vínculo entre a pessoa que usa drogas e os serviços de saúde da rede de atenção psicossocial.
d6bb4e05 86e0 4a49 a8e6 4fc827fa2839
39ade15c c588 4f30 a86d 5ff72279b1c0