Unioeste está entre as melhores do Mundo

FOTO MATIELLO Easy Resize

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é classificada como uma das melhores do Mundo em 19 dos mais respeitados rankings universitários.  Para chegar a essa classificação, os diferentes rankings utilizam uma metodologia que leva em consideração os diferentes indicadores de qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de dados estatísticos referentes ‘a organização institucionais.

O mais recente ranking de impacto, divulgado na última quarta, organizado pela revista inglesa Times Higher Education (THE) a Unioeste repetiu a excelente performance, foi avaliada na posição 101. Esse Ranking de Impacto Universitário (University Impact) de desempenho são agrupados nas categorias Ensino (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e rendimento da indústria (transferência de conhecimento).

Juntamente com essas avaliações a Unioeste também foi classificada como 351, na área de Economias Emergentes (Emerging Economies) e em 601, no campo iver a Ciência (Life Science).

O levantamento do THE analisa, ainda, ensino (e suas vertentes, como ambiente de aprendizagem, professores, reputação); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência das pesquisas, disseminação de novas ideias); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisas); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

O reitor Paulo Sérgio Wolf diz que no atual momento as universidades devem destacar seus aspectos mais positivos tanto no País como fora dele. “estes resultados alcançados pela Unioeste, entre os rankings, demonstra o seu impacto no seu entorno, funcionando como um importante vetor de desenvolvimento regional de todo o Oeste e Sudoeste do Paraná”.

Já o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais,  Professor-Doutor Rafael Mattiello, explica que  a entrada da Unioeste nos principais rankings internacionais amplifica o prestígio internacional e facilita o relacionamento entre a nossa Instituição e as principais universidades do Mundo.  “alcançar esse resultado pela segunda vez demonstra o impacto que a Unioeste tem no seu entorno, funcionando como um importante vetor de desenvolvimento em uma região de fronteira significativa”.

O assessor ressalta, ainda, que estas publicações são parâmetros utilizados para novos acordos de internacambio , parcerias, trocas de tecnologias. “Vislubrando uma educação mais inclusiva e condizente com a realidade contemporânea”, elucida.

Na classificação mundial do Times Higher Education University Ranking (THE), a Unioeste está no 1001 lugar. Já no ranking de economias emergentes, que abrange Brasil, Rússia, China, India e África do Sul, a instituição aparece no 351 lugar. Na avaliação latino-americana, a Unioeste conquistou 101 lugar.

Retranca (box)

Como funciona os ranking de impacto

Em todo o mundo, os diferentes rankings universitários têm se tornado, cada vez mais, ferramentas para avaliar a qualidade de uma instituição de ensino superior, por meio de itens como pesquisa, ensino, empregabilidade, relação com o mercado, internacionalização, reputação e inovação. Existem muitas classificações das melhores universidades do mundo, entretanto, as principais referências nesta área são o QS University Ranking, da empresa Quacquarelli Symonds (QS) e o britânico Times Higher Education (THE).

Estar bem colocado nestas classificações significa maiores chances de estabelecer bons relacionamentos cooperativos com empresas e outras universidades, aumenta a chance de ser escolhida por alunos para sua formação acadêmica, além de balizar grande parte do financiamento de projetos por organismos nacionais e internacionais.

Na esfera internacional, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, vem, cada vez mais, aumentando seu reconhecimento, prestígio e reputação institucional. Para isso, as posições alcançadas pela instituição nos principais rankings internacionais têm sido fundamentais. Nos últimos ranqueamentos do THE, a Unioeste aparece entre as 1258 melhores instituições de todo o mundo; entre as 466 universidades com maior impacto acadêmico; entre as 442 melhores instituições oriundas de países de economia emergente; e entre as melhores 129 instituições de ensino latino-americanas.  O ranking da QS classifica a Unioeste como a 183ª melhor universidade dos BRICS – acrônimo para o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul; além de ser considerada a 151ª melhor universidade latino-americana.

Para o Assessor-Adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Matiello, os resultados alcançados pela Unioeste nos diferentes rankings demonstra o seu impacto no seu entorno, funcionando como um importante vetor de desenvolvimento regional de todo o Oeste e Sudoeste do Paraná.

facebook header

Matiiello relaciona os seguintes rankings:

1- THE (Mundial, Economia Emergentes,Latino Americano, Impacto Academico);

2- Quacquarelli Symonds University Ranking-QS (América Latina e BRICS (Brasil Rússia, índia, China e África do Sul);

3- University Ranking by Academic Performance -URAP (Mundial e Brasileiro);

4- SCIMAGO (Mundial, Íbero-Americano, Latino-Americano e Brasileiro);

5- Webometrics (Mundial, Latino e Brasileiro).

6- Unirank (Mundial e Brasileiro).

7- Ranking Universitário Folha.

Texto e foto: Mara Vitorino