Mestrado em Geografia promove palestra sobre riscos climáticos

O curso de Mestrado em Geografia e o Laboratório de Estudos da Dinâmica Ambiental (LEDA) promovem uma palestra intitulada “Utilização de diversas possibilidades para melhorar a gestão dos riscos a inundações: exemplos de New Brunswick, Canadá.” A palestra será no dia 24 de junho, segunda feira, às 19h30, no Tribunal do Júri da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

O palestrante é o professor Dr. Guillaume Fourtin, geógrafo, mestre em Geografia Física Aplicada pela Universidade de Sherbrooke e doutor em Ciências da Água pela Universidade do Québec, desenvolve pesquisas sobre as temáticas da Geografia Física, meio ambiente e mudanças climáticas e é o atual coordenador do Mestrado em Estudos Ambientais da Université de Moncton, New Brunswick (Canadá).

O professor Dr. Guillaume é pesquisador estrangeiro que compõe a equipe do Eixo Clima do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) da Itaipu Binacional, que também é composto pelas professoras Dra. Deise Fabiana Ely da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Dra. Leila Limberger, do curso de Geografia da Unioeste, além de demais bolsistas. Fourtin está no Brasil para desenvolver pesquisas em campo durante os dias 24 e 26 de junho, juntamente com os demais pesquisadores e bolsistas do Eixo Clima – NIT, na bacia do Paraná III.

Atualmente vêm se disseminando discussões sobre riscos climáticos, eventos extremos de chuva e vulnerabilidade da sociedade a tais eventos. Inclusive, Marechal Cândido Rondon e região sofreram, nos últimos anos, eventos decorrentes de chuva extrema, tais como, alagamentos que ocorrem tanto na área urbana como rural, destruindo ruas, pontes, casas e estabelecimentos comerciais. O evento visa ampliar essa discussão, é gratuito e aberto a todos os interessados.
0001