Professor eleito presidente da Agência de Desenvolvimento

c
DDM Produções

O diretor e professor do Campus de Francisco Beltrão da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Gilmar Ribeiro de Mello, foi eleito presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná para o mandato 2019-2022. A posse da nova diretoria, composta por diversas lideranças regionais, ocorreu no dia 03 de maio de 2019 em um evento que contou com ampla participação da comunidade do Sudoeste do Paraná.

O histórico da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná remonta ao ano de 1996 quando um grupo de 42 prefeitos resolveram buscar, na região de Emilia-Romana (Itália), soluções frente à depressão econômica e social que assolava o Sudoeste do Paraná. Nasce o chamado Pacto Nova Itália com o objetivo de agregar valor à matéria-prima produzida na região através de sua transformação. Em 2000, através de Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) é criada a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (AGÊNCIA), uma instituição inspirada no modelo organizacional italiano de coordenação dos processos de promoção do desenvolvimento regional. É qualificada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Atualmente possui sede própria e sinaliza à sociedade ser um espaço político-social, cujo principal objetivo é o desenvolvimento e a integração do Sudoeste do Paraná. Após anos de experimentação organizacional e agenciamento de diversos projetos, a instituição já tem sua imagem consolidada junto aos parceiros por seu know-how acumulado sobre os processos regionais. Um dos produtos mais recentes que será lançado em breve é o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), fruto de amplo processo de discussão e participação da comunidade regional. O PDRI agrega 20 projetos para 10 áreas estratégicas: 1) Cadeias Produtivas Propulsivas; 2) Micro e Pequena Empresas; 3) Turismo; 4) Tecnologia e Inovação; 5) Resíduos Líquidos e Sólidos; 6) Energias Renováveis; 7) Águas; 8) Educação para o Desenvolvimento; 9) Gestão Pública; e 10) Matriz Logística.

A nova diretoria tem o papel de executar o plano de ação do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste (PDRI). “Nesses últimos anos foi trabalhado intensamente na elaboração de um planejamento integrado para o Sudoeste, construído de forma coletiva, com a participação de mais de 40 entidades regionais e validado com a participação da sociedade em evento público. Esse planejamento está pronto, materializado em um documento, e o papel dessa diretoria que está assumindo é colocar os projetos em prática”, projetou Gilmar.

Gilmar lembrou que a participação das instituições será fundamental. “A missão imediata é desenvolver e executar esses 20 projetos. Claro que a Agência sozinha não faz isso, ela articula as instituições, a sociedade regional. Vamos precisar da participação dessas instituições, sejam públicas ou privadas, universidades e organizações não governamentais”.

Ele acrescentou que a região necessita de iniciativas que beneficiam áreas primordiais, como emprego, saúde e educação. “Nós precisamos fazer com que o nosso Sudoeste possa ter projetos que fomentem o emprego, a renda, a saúde e educação, que são as referências para o desenvolvimento regional, mas claro, sem deixar de lado o desenvolvimento sustentável, o cuidado com meio ambiente, e com as questões sociais que estão no nosso território. O desafio maior da Agência é conseguir articular essas forças em prol do desenvolvimento”, completou.