PEE debate Políticas Públicas em países da América Latina

ec96b4d1 63a2 4a03 aab2 6eb2ea879210 Easy Resize

O evento realizado nesta quinta-feira (02) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel , teve o objetivo de oferecer conhecimento mútuo e entrosamento para a rede de trabalho entre integrantes do Projeto de Pesquisa intitulado “Educação especial e inclusão na educação superior na América Latina: recuperação de aspectos históricos e mapeamento de políticas públicas referentes”, sendo coordenado pela pesquisadora, Sonia Mari Shima Barroco (UEM).

A pesquisa, discutida no evento, teve como focos principais as políticas públicas de Educação Especial nos seguintes países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela e a relação da Educação Especial na educação básica e no ensino superior, o que as instituições de ensino superior com suas experiências já desenvolveram no processo inclusivo de pessoas com deficiências e sua relação com a formação de professores.

Os pesquisadores identificaram nos países da América Latina os programas de atendimento da Educação Especial, as práticas mais recorrentes, o que as instituições de Ensino Superior já desenharam para o atendimento das pessoas com deficiências, as perspectivas teóricas que as embasam e as relações estabelecidas com a educação básica, principalmente quanto à formação de professores.

Estiveram presentes na reunião professores e pesquisadores da Universidade Nacional de Missiones (UNAM), Argentina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Unioeste, por videoconferência Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

8bdc3841 88ad 4455 ad33 6cfc6a892a37 Easy Resize