Professora italiana visita Unioeste

1

A convite do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do campus de Marechal Cândido Rondon, especialmente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a professora italiana Dra. Daniela Farinelli, da Università degli Studi di Perugia, estará na Unioeste entre 25 e 29 de março para consolidar ainda mais os laços de cooperação entre as instituições.

Motivada pela professora Dra. Fabíola Villa, organizadora da programação, a agenda prevê visita à um produtor de azeitona, realização de um curso intitulado “Análise sensorial: azeite de oliva”, aula para os alunos do PPGA, minicurso sobre a qualidade/experimentação de azeite, além da visita à reitoria, realizada na última terça-feira, 26.

Recebidos pelo vice-reitor, professor Dr. Moacir Piffer, participaram da reunião de cooperação a pró-reitora de administração e finanças, Silvia Idalgo, o coordenador do PPGDRS, professor Dr. Wilson João Zonin, o assessor de relações internacionais, professor Dr. Pery Shikida, o assessor adjunto de relações internacionais, professor Dr. Rafael Mattiello, a assessora de internacionalização, Gabriela Christ, a discente do curso de Letras-Italiano campus de Cascavel, Inelve Pietroni, além de Fabíola e Daniel Fernandes da Silva.

Daniel, co-organizador da agenda, teve a oportunidade de realizar o doutorado sanduíche na UNIPG, e afirma “minha experiência na UNIPG foi fantástica. Desde o começo eu tive todo apoio, ainda no Brasil, dos professores para conseguir o estágio doutoral lá, moradia, processo burocrático para matricula e acesso à estrutura, como o RU, e durante minha estadia, procuravam estar sempre perto não só como professores, mas também como amigos”.

Dra. Daniela, enfatizou a importância do marco geral assinado entre Unioeste e UNIPG: “possiamo collaborare assieme, per lo scambio tra studenti e professori delle due Università. Questo è il primo passo per la collaborazzione. Il secondo passo, in un futuro, una volta che saremmo ben conosciuti, è collaborare in qualche progetti. Una collaborazione italo-brasiliana per migrare le nostre conoscenze. Oggi ormai la ricerca e la didatica sono internazionale. Gli studenti e i professori che vengono in brasile o che vanno lì possono crescere intellettualmente. Questa è la mia opinione. Grazie per l'ospitalità”.

Além do tradicional tour pela Reitoria e Campus de Cascavel – clínicas, campus e direção de centro – a Assessoria de Relações Internacionais (ARI/Reitoria) deu continuidade ao projeto “Embaixador na Unioeste”, vinculado ao projeto de extensão Programa de Apadrinhamento ao Acadêmico Internacional (PAAI/Buddy Program), que consiste em acompanhar o visitante internacional. Em especial nesta oportunidade, a aluna do curso de Letras-Italiano do Campus de Cascavel, Inelve Salton Pietroni, foi selecionada para esta missão. Segundo ela, a experiência foi “maravilhosa! Gostei muito! Ter a oportunidade de falar em italiano e ouvir pessoas que vieram da Itália foi muito bom!”.

Texto: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais.
2