Bebê de 8 meses é operado no HU no Ceapac

WhatsApp Image 2019 03 22 at 16.17.17

O médico Guilherme Sachet é otorrinolaringologista do Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais – Ceapac, do Hospital Universitário do Oeste Paraná (Huop), e realizou na última quinta-feira, dia 22, um procedimento cirúrgico juntamente com o cirurgião do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, Cristiano Tonello.

Segundo Guilherme, o procedimento se trata de uma rinoplastia reconstrutora em um bebê de oito meses, nascido com uma raríssima malformação facial. “Nesse primeiro tempo, a cirurgia tem a finalidade de dar funcionalidade ao nariz, e um mínimo estético, diminuindo os estigmas (principalmente bullying) que essa criança sofreria já no início da infância.” Sachet, ressalta ainda, que outras cirurgias serão necessárias ao longo da vida do paciente, “com o crescimento da criança, próximos passos serão programados para melhorar ainda mais sua estética e qualidade de vida.”

Mutirão

Além de Tonello, o médico Pedro Franco, da Universidade Texas A & M College of Dentistry e DFW Oral & Maxillofacial Surgery (clínica particular), vem ao município realizar um mutirão com oito cirurgias de palatoplastia nos dias 1 e 2 de abril.

Além de realizar as cirurgias, Franco terá um momento de conversa com os residentes e com os profissionais do Ceapac, a fim de trocar experiências e contribuir na formação continuada dos profissionais. O mutirão está sendo realizado a convite da médica Natasha Magro.

WhatsApp Image 2019 03 22 at 16.17.17 1