Acadêmicos recebem premiação em trabalhos de pesquisa

IMG 2149 Easy Resize

Na manhã de hoje (21), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizou uma solenidade de premiação aos melhores trabalhos apresentados no 4º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (EAICTI). O 4º encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro do ano passado e recebeu mais de 500 trabalhos.

Os membros do Comitê Assessor Externo do CNPq escolheram os oitos melhores trabalhos de iniciação científica. Entre os trabalhos premiados, está o trabalho de pesquisa “Comportamento reprodutivo e repertório acústico de Lerneca sp. (Ortoptera: Grylloidea: Phalangopsidae)”, feito pela acadêmica do sexto período de Ciências Biológicas, Maria Vitória Alves Borille. “A lerneca é uma nova espécie de grilo. Eu ia todos os meses ao Parque Nacional do Iguaçu para coletar a espécie e trazer para criar em laboratório, após isso eu fazia encontros para determinar o comportamento reprodutivo e também a gravação do som, que são caracteres taxonômicos. Esse trabalho foi muito puxado, então eu vejo a premiação como um incentivo para o aluno continuar e o evento é importante também para que a comunidade veja a importância dos nossos estudos”.

Já o egresso do curso de Letras, Gabriel Bonatto Roani desenvolveu a pesquisa “Processos miméticos em Kafka: uma análise da construção filosófica no texto literário”, e também foi um dos premiados. Em sua pesquisa ele faz uma análise do texto literário de Kafka utilizando a perspectiva da filosofia. “O autor olha para o texto literário a partir de uma ótica da filosofia e constrói uma relação dialética entre essas duas áreas”, explica Gabriel. O egresso ressalta também que encontros assim servem para reconhecer o trabalho do pesquisador e incentivar a continuação de trabalhos de pesquisa.

O reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, comenta a relevância do evento e das premiações. “É importante que a Universidade destaque e referencie esses alunos que foram escolhidos nas avaliações, serve como uma motivação. Nós temos um trabalho de atender o aluno integralmente, pensando não somente no hoje, mas também no amanhã, para que os acadêmicos que estão praticamente concluindo o curso tenham uma inserção com êxito no mercado de trabalho”.

A professora da área de Letras, Literatura comparada e estudos na américa latina, e também orientadora, Lourdes Kaminski Alves, destaca que trabalhos de pesquisa proporcionam também a socialização. “Esse é um momento importante, porque valoriza o trabalho que o aluno fez, motiva a continuidade e da visibilidade as áreas que estão desenvolvendo projetos de pesquisa em cada centro. Os centros têm diversas linhas de pesquisa que tem um diálogo com outras áreas. Então tem uma socialização dessas áreas de pesquisa e também é importante para os professores orientadores, porque é um momento que a gente vê o aluno chegando a um momento de reconhecimento da sua pesquisa”.

COMITÊ ASSESSOR EXTERNO DO CNPq:

Ciências Humanas

ANTONIO REDIVER GUIZZO

Ciências Exatas e da Terra

DANILENE GULLICH DONIN BERTICELLI

Engenharias e Tecnologias

FERNANDO AUGUSTO PEDERSEN VOLL

Ciências Agrárias

JONATHAN DIETER

MARCUS METRI  CORREA

Letras, Linguistica e Artes

MARIA CLECI VENTURINI