Projeto de Extensão discute sobre diversidade sexual e de gênero

O Projeto de Extensão “Diálogos Interdisciplinares para a Promoção da Cidadania da População LGBT: Direitos Humanos, Gênero e Sexualidades” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, da SETI - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Dois Vizinhos, realizou no dia 8 de fevereiro uma capacitação com professores e servidores da Universidade. Os bolsistas e advogados do projeto, conjuntamente ao Núcleo de Diversidades da UTFPR, debateram sobre a diversidade de gênero e sexualidade para a melhor compreensão da temática e a construção de uma cultura mais acolhedora e inclusiva dentro da universidade.

O projeto é coordenado na Unioeste pela Professora Melissa Barbieri de Oliveira, que realizou a parceria a partir do contato com o egresso do curso de Direito da Unioeste, Jean Baron, que atualmente é servidor da UTFPR. Na oportunidade, foram apresentadas demandas dos estudantes LGBTs da UTFPR, bem como trabalhados conceitos científicos a respeito das questões de gênero e sexualidades.

Para a professora Melissa, coordenadora do projeto, foi um debate importante. “Foi significante para o combate às discriminações e preconceitos que existem na academia, bem como a valorização do respeito e da diversidade como mecanismo de melhor rendimento de estudos e pesquisas dos estudantes.”

A capacitação que o projeto Diálogos LGBT promoveu na UTFPR, foi uma das várias atividades que a equipe do projeto vem realizando na sociedade beltronense e região sudoeste. Adotando uma política de atuação de conscientização e sensibilização da sociedade sobre a vulnerabilidade da população LGBT, o projeto busca promover a cidadania, como por exemplo, o acesso à educação e outros direitos fundamentais.

Além da capacitação, os bolsistas Guilherme Baggio Costa e Sarah Schmidt, e as advogadas Ana Caroline Basotti da Luz  e Melissa Barbieri de Oliveira, ressaltaram os objetivos e atividades do projeto que incluem: proporcionar diálogos entre a universidade, entidades públicas e privadas, aliado à profissionais, docentes, estudantes, a população LGBT e seus familiares; diagnosticar a situação da população LGBT; capacitar funcionários, servidores e demais interessados a respeito da diversidade sexual e de gênero; retificação de nome civil de pessoas trans*; construir uma rede de apoio e acolhimento para a viabilização das demandas da população LGBT e seus familiares;

Para o bolsista Guilherme Baggio Costa, torna-se importantíssimo falar desta temática nas universidades. “Ainda há muito desconhecimento sobre outras vivências de sexualidades e identidades de gênero que se diferem da heterossexual cisgênero, além da LGBTfobia ser muito presente nesses espaços.” Ainda ressalta, que “a universidade é um espaço propício para unir as demandas e construir um ambiente academicamente consciente e culturalmente sem preconceitos.”

d