Mestrado tem aula ministrada por professores da Universidad do Chile

WhatsApp Image 2019 03 13 at 15.59.05
Durante os dias 11 e 12 de março a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste promoveu o Simpósio Internacional de Energia Solar Fotovoltaica e a terceira edição do Seminário de Energia na Agricultura. Aproveitando a vinda, professores da Universidad de Concepción, do Chile, que tiveram presente no Simpósio, ministraram uma aula para os alunos do Mestrado e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura, da Unioeste, na disciplina de Tópicos Especiais.

O Simpósio teve como objetivo abranger às energias renováveis e seus novos métodos de utilização, visto isso, foi selada uma parceria com a Universidad de Concepción, do Chile que, assim como a Unioeste, trabalha em prol de conhecer e aderir as novas tecnologias e metodologias.

David Castells, é professor na Universidad de Concepción, do Chile, e relata que “a realidade do Brasil e do Chile são bastante diferentes, Brasil tem crescido muito em sistemas de energia fotovoltaica, on grid principalmente, enquanto o Chile tem tanto em energia fotovoltaica on grid, como energia aplicada do bombeamento dela, então, nós temos experiências diferentes. Hoje, aqui na disciplina estamos focando no sistema fotovoltaico on grid e, em outro momento, vamos ensinar o dimensionamento do sistema fotovoltaico para bombeamento dela.”

O professor Reginaldo Ferreira dos Santos, coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), ressalta a importância da união entre as universidades, “essa parceria com a Universidad do Chile possibilita que os alunos do Mestrado e Doutorado da Unioeste possam ter orientadores do Chile, trocar experiencias e até realizar disciplinas na Universidad, assim como algum aluno da Universidad do Chile pode, em algum momento, ser um aluno nosso também."

WhatsApp Image 2019 03 13 at 14.45.21