Central de Notícias

Unioeste:  Energia Fotovoltaica uma tecnologia à disposição de todos

IMG 1395 Easy ResizePromovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, o Simpósio Internacional de Energia Solar Fotovoltaica e a terceira edição do Seminário de Energia na Agricultura iniciaram ontem (11). A abertura oficial do evento aconteceu no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, com a recepção de seu  vice-reitor da Instituição, Sérgio de Angelis. Em seguida, as palestras iniciaram com Rafael Gonzales, da empresa CIBiogás, na sequência Carlos Presidente, da empresa ABGD, que falou sobre a Geração Distribuída no Brasil.

Hoje (12), acontece o encerramento do evento no Centro Universitário Univel com a palestra de Ricardo Crocha, do CREA que abre à noite de palestras às 19 horas e quem encerra as falas é o palestrante Murilo Bonetto, da empresa (BYD Energy do Brasil), ele falará sobre Módulo fotovoltaico e tecnologias embarcada, às 21h20.

Comunidade próximas a informação

Além das palestras ofertadas no Simpósio Internacional de Energia Solar Fotovoltaica os acadêmicos da Instituição e a comunidade podem sanar as dúvidas conversando com os representantes das empresas parceiras do evento. São mais de 10 stands de empresas que trabalham com energia sustentável e também empresas que oferecem financiamento para quem quer adquirir as placas fotovoltaicas com custo mais acessível.

A vendedora, Daniele Silva, da empresa Renolux destaca a questão de sustentabilidade. “A energia solar está há pouco tempo no mercado de Cascavel, mas já temos bastante empresas associadas. Então é importante a gente fazer a divulgação, principalmente para os estudantes de engenharias e arquitetura, para que eles já se formem com o conhecimento de um projeto sustentável, para poder gerar uma sustentabilidade maior em Cascavel”. A empresa tem no stand inversores de energia.

Quem também apresenta inversores é a empresa Master Solar. O Gerente Comercial de Projetos da empresa, Elvis Lima destaca a importância de levar informação para quem passa pelo stand. “A Unioeste nos ajuda a levar a informação para as pessoas que tem interesse de ter um custo reduzido na sua tarifa. Dimensionando os projetos realizados pelo sistema fotovoltaico, de forma personalizada e trazendo essa informação junto as pessoas que visitam o stand, para que possamos sanar as dúvidas e trazer maior clareza”.

A empresa Pelper apresenta no stand o trabalho com painéis solares, a produção de energia, on-grid e off-grid e também bombas para o bombeamento de água, que como explica o proprietário da empresa, Algo Egino, “a bomba é ligada diretamente ao painel, dispensando o uso de controlador de carga, bateria e conversor, deixando o sistema mais barato e prático”.

Outra empresa que traz inovação é a Ilumisol, a gerente de marketing, Kelly Penteado detalha o trabalho que a empresa está realizando no stand. “Nós trouxemos o carro elétrico para que as pessoas conheçam e vejam como é fácil carregar o veículo e como ele funciona e estamos também realizando um quiz de perguntas, para que as pessoas entendam um pouco mais a sustentabilidade”, Kelly destaca ainda que esta iniciativa da Universidade vai agregar a todos que passam pelo evento.

O Engenheiro Eletricista e proprietário da empresa Led Sol confirma a importância do evento. “A Instituição veio com a proposta de que os acadêmicos busquem informações, porque existem muitas dúvidas ainda no mercado, então estamos aqui para sanar essas dúvidas do mercado e dos acadêmicos”. A empresa apresente no stand algumas luminárias solares de resistem até 36 horas sem carga.

Ainda destacando a ideia de sanar as dúvidas a empresa BM Energia Solar ressalta a conversa com os acadêmicos. “Hoje estamos trazendo principalmente a informação, mostrando como funciona o sistema fotovoltaico, alguns painéis, os inversores que a gente trabalha. Estamos também apresentando a vantagem do sistema fotovoltaico”, explica o Engenheiro da empresa, Diego Berwanger.

A empresa Enjoy trouxe como inovação a boia “menina no rio”, que serve para colocar o sistema de energia fotovoltaico em cima de lagos e rios. O diretor da empresa, Gustavo Noble destaca que “vemos a parceria como uma forma muito importante, porque é um setor de pesquisa e desenvolvimento e é o que eu creio que os alunos buscam como tema de encerramento e Trabalho de Conclusão de Curso”.

O Sebrae, junto com o grupo Cooperoeste aproveitou o evento para lançar a primeira cooperativa de energias renováveis do Paraná. Um dos fundadores do Cooperoeste, Carlos Motta, destaca a importância da parceria entre a Instituição e o grupo. “É um momento muito importante para que nós possamos divulgar para a população o novo modelo de negócios de energias renováveis e para que todos possam ter acesso”.

8cd449f2 8c49 4bfe b1eb 38ebc8cb8e7071df7d8e 10be 4bc7 b2af 89473fb1ed7b77ceeaeb 235e 4923 b975 3564e7101e506163fd15 9c10 4a42 ada6 45ce000dbc19

Parcerias seladas

O evento serviu também para selar parcerias com empresas que irão doar placas fotovoltaicas a Unioeste. Caso da empresa Biowatts e Balfar Solar.

Para o proprietário da Biowatts, Pedro Tochetto. “Esta é uma parceria de sucesso, porque colabora para que a gente consiga formar novos engenheiros, doutores e mestres na área de fotovoltaica com excelência, trazendo o que há de melhor no mundo fotovoltaico para que eles consigam entender e trabalhar com isso e saiam daqui sabendo, tanto na teoria, quanto na pratica como funciona o mundo fotovoltaico”.

Já o diretor Comercial da Balfar Solar explica que a doação das placas é para fazer um projeto piloto, em que os acadêmicos terão acesso a essa energia. “Os alunos poderão carregar o celular, usar wifi de maneira que tudo seja gerado por meio da energia sustentável”.

Internacionalização

Por meio do coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) e coordenador do evento, professor Reginaldo Ferreira Santos, o nome da Instituição chegou a Universidade de Concepción, no Chile. Com isso, foi criada uma parceria entre as universidades e o chefe de Administração e Finanças da Facultad de Ingenieria Agrícola - Universidad de Concepción, Gabriel Merino e o Diretor do Departamento de Mecanização e Energia da Universidad de Concepción, David Lara, vieram a Cascavel para conversar com os acadêmicos e oferecer uma disciplina especial, que encerará na quinta-feira.

“Nós temos a obrigação de criar a internacionalização, falar com outros países, por conta disso eu fiquei no Chile durante três meses, foi quando tivemos a ideia de criar uma disciplina especial. Em função disso chegamos à conclusão de que poderíamos juntar empresas e bancos oferecendo financiamento, outras universidades e fazer um encontro. Assim surgiu a ideia de fazer o Simpósio”, explica o Coordenador do NIT, Regional Santos.

“Na quarta e quinta haverá uma disciplina para os estudantes do mestrado que vamos ministrar sobre nossas experiências no Chile sobre o sistema fotovoltaico de energia domiciliar, industrial e aplicada sobre o sistema de sustentabilidade”, conclui Gabriel Merino.

Acesso a todos

Em constante discussão, a energia sustentável cai cada vez mais no gosto dos brasileiros, para ajudar com o custeamento a Universidade convidou também bancos para participarem do evento. Caso do Santander, “nossa parceria é para fomentar a energia solar e a economia, contribuir com o meio ambiente e atender toda a demanda e financiar todos projetos. Ficar mais próximos do cliente e fomentar a energia solar”, como destaca o gerente empresas, Sandro Moraes.

Parceiro também do evento, o Sicoob apresenta no stand a possibilidade de financiamento, “estamos trazendo o conceito do cooperativismo, nós atuamos pelas comunidades e trazemos o acesso a linhas mais acessíveis, com o menor custo”, explica o Gerente Regional, Ednilson Goes.

Troca de conhecimentos

Buscando mais conhecimento, o Sindicato Rural de Cascavel está presente no evento, o jornalista Pedro de Brito Sarolli explica o motivo e a importância de participar do Simpósio, “temos parcerias com empresas de energia, para facilitar o investimento e mostrar o caminho com o financiamento nos bancos. Tudo será revertido em material e estamos aqui para mostrar que apoiamos o evento e esse movimento de investir em energia limpa”.

O gerente Regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Geraldo Canci dá destaque a revista técnico-científica lançada ontem (11), com todos os artigos apresentados no Simpósio. Já o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC), Valmor Pietsch explica o motivo da vinda ao evento. “A Associação vem porque precisa pegar os acadêmicos que estão se formando na universidade e trazer para continuar na vida profissional”.

O gerente do Sistema Fiep em Cascavel, Hugo Ceron fala que “nós estamos prestigiando o evento nesta nova modalidade de geração de energia elétrica. O sistema Fiep sempre se preocupa com a eficiência da geração de energia. Estamos juntos para tentar levar para a comunidade a consciência de que realmente nossos modos tem que mudar”.

“Nós ficamos surpreendidos, porque tivemos uma feira e uma participação muito grande da comunidade. O pessoal das empresas divulgou e nos ajudou, tivemos as palestras técnicas que ofereceram capacitação imensa para as pessoas, tivemos visitas de outras universidades. Porque esta é uma demanda para região e para o momento, o objetivo é fazer com que o aluno entenda que ele não precisa ser empregado da empresa”, analisa o coordenador do NIT e do evento, Reginaldo Santos.

Texto: Milena Lemes
Foto: Andréa Pasquetti

IMG 1560 Easy Resize

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.