Unioeste fortalece relacionamento com Universidade de Illinois

image003

O ano de 2019 está começando com muitas realizações para a maximização das relações internacionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na primeira semana de janeiro uma comitiva oriunda da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, formada por 26 alunos e acompanhado do Prof. PhD Robert J Hauser, esteve em Medianeira para o Programa "International Business Immersion Program - South America Edition". Concomitante a esta atividade, a pesquisadora americana e presidente do The Lemann Institute for Brazilian Studies, professora doutora Mary Paula Arends-Kuenning, esteve durante a terceira semana de janeiro para dar sequência a pesquisa "Papel das mulheres em uma cooperativa agrícola no Oeste do Paraná, Brasil".

O objetivo do programa de imersão foi apresentar aos estudantes da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, o Agronegócio no Brasil e sua expressiva participação na economia do país. Para o assessor de relações internacionais, professor doutor Pery Shikida "é uma grande honra colaborar com o International Business Immersion Program, da Universidade de Illinois (EUA). Agradecemos ao Professor Robert J. Hausen, Dana C. Wennerberg e a todos os alunos, funcionários da Lar Cooperativa, especialmente o vice-presidente, Urbano Frey, o CEO Clédio Roberto Marschall, Talita e Georgia (Campus/Brasil)!".

A pesquisa sobre a participação das mulheres agricultoras da Cooperativa Lar nas tomadas de decisões no meio rural é oriunda de um convênio celebrado entre a Unioeste e a Universidade de Illinois em 2016. Outro estudo realizado pela professora na região, em parceria com a Unioeste, é sobre as perdas na colheita de soja na região Oeste devido aos efeitos do clima. A agenda coordenada pelo professor Pery, com a participação da orientada Roberta Vedana, contou com uma visita à reitoria, entrevista para a TV Imago, visita ao Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e pesquisa de campo às mulheres agricultoras da Cooperativa Lar.

image004