Central de Notícias

Professor de economia participa de eventos internacionais

Durante os dias 5 a 16 de novembro, o professor Lucir Reinaldo Alves, docente do curso de economia e do programa de pós-graduação em desenvolvimento regional e agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Toledo), participou de dois importantes eventos da área de planejamento regional e urbano na Europa.

Entre 5 a 7 de novembro, o docente participou do “XVI Colóquio Ibérico de Geografia: Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia” realizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, em Lisboa-PT. Nesse evento, participou apresentando trabalho na sessão temática sobre “Inovação territorial, governança e desenvolvimento”, com o trabalho intitulado “Setores de alta tecnologia e conhecimento: distribuição espacial e seu papel na reestruturação produtiva das microrregiões do Estado do Paraná, Brasil, entre 2000 e 2015”. O artigo que foi apresentado foi desenvolvido a partir dos resultados da pesquisa de iniciação científica PIBIC/Fundação Araucária/Unioeste da aluna Cristiane Prado Benevenuto Rodrigues do Curso de Ciências Econômicas da Unioeste/Toledo. Os artigos completos estão disponíveis no endereço <https://docs.wixstatic.com/ugd/d9f8f8_0f0a454550404e8b9a2cbaca3f3bbaff.pdf>.

De acordo com o professor Lucir Alves ter um artigo aceito num evento internacional mostra a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação científica da Unioeste e o seu reconhecimento internacional. “O trabalho foi elogiado e recebeu vários comentários construtivos para o seu aperfeiçoamento e ampliação da região de análise. Foi extremamente gratificante ter ouvido tantos comentários positivos numa sessão onde todos os demais trabalhos eram resultados de pesquisas de mestrados e doutorados”, relata.

 12

Já entre 15 e 16 de novembro, o Prof. Lucir Alves participou do “RSA Winter Conference 2018: New Horizons for Cities and Regions in a Changing World”, realizado no hotel Holiday Inn London, em Londres-UK. Nesse evento, o professor apresentou o trabalho intitulado “Industry 4.0 as an alternative of competitiveness of clusters of Western Parana”. Esse artigo foi desenvolvido a partir dos resultados preliminares da pesquisa de dissertação de mestrado da aluna Isabela Romanha de Alcantara do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Unioeste/Toledo, em parceria com a Prof.ª Alina Bianca Andreica da Universidade Babes-Bolyai, da Roménia. Os resumos dos artigos estão disponíveis no seguinte endereço <http://3ftfah3bhjub3knerv1hneul-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2018/07/2018-Winter-Conference-Abstract-Book.pdf>;

Para além de apresentar trabalho, o professor também coordenou uma sessão temática intitulada “New Horizons for Rural and Peripheral Regions”. Nessa sessão estavam presentes apresentadores da Alemanha, Suíça, África do Sul, China e Inglaterra. Além disso, o professor também participou da apresentação em uma sessão temática especial intitulada “RSA Policy Expo: HEIs in Regional Development”. Essa foi uma sessão especial pois teve como objetivo apresentar os objetivos de uma pesquisa em andamento, intitulada “Putting Universities in their Place – An evidence based approach to understanding the contribution of higher education to local and regional development”, na qual o docente é integrante. É uma pesquisa financiada pela Regional Studies Association (da qual o professor é associado desde 2013) e está sendo desenvolvida por um grupo de pesquisadores de diversas universidades. Além do professor de Lucir Reinaldo Alves da Unioeste/Campus Toledo, a equipe também conta com o pesquisador Mark Tewdwr-Jones da  Newcastle University (UK), o professor e pesquisador Mauricio Aguiar Serra da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a pesquisadora  Louise Kempton da  Newcastle University (UK), a professora e pesquisadora Maria Conceição Rego da Universidade de Évora (Portugal) e o pesquisador Paul Vallance da University of Sheffield (UK).

3

Esse projeto possui três grandes questões norteadoras para a sua pesquisa:  identificar quais são os diferentes papéis que as universidades desempenham no desenvolvimento local e regional e como eles se manifestam; investigar quais são os principais aspectos internos (por exemplo, a gestão e liderança de IES, história, missão, estruturas) e externos (por exemplo, as instituições de ensino superior e o contexto da política de desenvolvimento, sistema de governança, natureza do 'lugar') e como estes explicam a natureza do relação entre a universidade e o seu território; e  como se pode pensar sobre a universidade de novas maneiras de forma a abranger a amplitude e diversidade de suas relações com seus lugares, fornecendo uma estrutura para entender e avaliar sua papel e fornecer orientação para universidades, líderes locais e políticos para incorporar e aprofundar a contribuição da instituições de ensino superior para desenvolvimento Regional.

De acordo com o professor Lucir Alves “É uma grande oportunidade poder participar de um projeto de tamanha amplitude e que abordará um assunto tão atual e importante. Será uma excelente oportunidade para estudarmos, por exemplo, o papel que a Unioeste possui no desenvolvimento regional do Oeste do Paraná, e poder comparar com outros estudos de caso de universidades localizadas em diferentes lugares do mundo e em diferentes contextos socioeconômicos. O projeto começou somente em setembro de 2018 de forma que os resultados só serão divulgados no segundo semestre de 2019. De qualquer forma, tem sido uma excelente oportunidade poder levar o nome da Unioeste, além de poder divulgar pesquisas realizadas aqui em discussões com pesquisadores da mais alta qualidade de diferentes lugares do mundo e ver que nossas pesquisas possuem a mesma qualidade que aquelas desenvolvidas em universidades melhor posicionadas em rankings internacionais”.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.