Acadêmicos de geografia realizam trabalho de campo no Pantanal

O Trabalho de Campo “Aspectos Geoeconômicos, Urbanos e Ambientais do Pantanal Sul-Mato-Grossense”, foi um evento que envolveu alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), campus de Francisco Beltrão. Este trabalho, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Carvalho Leme, faz parte das atividades acadêmicas complementares do curso.

O grupo formado por 43 pessoas, entre professores e acadêmicos da Unioeste, foi inicialmente recebido por professores e acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS). A recepção pela UFMS foi organizada pelo professor Fernando Farias (egresso do curso de Geografia da Unioeste e atualmente docente da UFMS).

Houve palestras com a apresentação dos cursos de Geografia das duas instituições, além de debates sobre pesquisas existentes no campus de Aquidauana, como a “Paisagem do Pantanal”, “Aspectos Socioespaciais do Mato Grosso do Sul”, “A questão geomorfológica da região de Aquidauana” e o “Potencial geológico e geomorfológico da Serra de Santa Bárbara – Estrada Parque de Piraputanga”.

Além das palestras, também fizeram uma visita técnica no frigorífico da JBS do município de Anastácio-MS. O grupo da universidade percorreu ainda alguns pontos importantes da região, como a Fazenda San Francisco (Agro Ecoturismo) em Miranda-MS, que se situa no Pantanal do Rio Miranda. Em Bonito-MS, foi realizada uma aula de campo nas Grutas do Lago Azul e Gruta São Miguel, onde puderam apreender in loco sobre as formações geológicas da região e os Espeleotemas formados nas cavernas.

O curso de Geografia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão agradece a recepção e a parceria com a comunidade acadêmica do CPAQ/UFMS.redmred