Professor será arbitro de campeonato mundial militar de Judô

O professor Edilson Hobold, docente do curso de Educação Física (Bacharelado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, e árbitro internacional nível “A”, foi convocado para arbitrar, nos dias 08, 09 e 10 de novembro, o Campeonato Mundial Militar, que reunirá no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro, alguns dos melhores judocas do mundo em disputas individuais e por equipes.

“Esta competição reunirá diversos atletas de elite e sempre é um grande aprendizado, pois além de arbitrar, temos a oportunidade de acompanhar parte dos treinamentos destas grandes equipes internacionais, trazendo assim, novas experiências relacionadas ao alto rendimento para o ambiente universitário” finaliza Hobold, que já atuou em grandes eventos internacionais como, o Mundial Universitário na Tailândia e o Grand Slam de Moscou na Rússia, dentre outros.

Atualmente, o professor é diretor do Centro de Ciências Humanas do Campus de Marechal Cândido Rondon e coordenador, desde 1998, do projeto de extensão “Futuro do Judô”, que atende anualmente centenas de crianças de baixa renda do município

Campeonato Mundial Militar

A competição faz parte do calendário do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e será organizada pelos Ministérios da Defesa e do Esporte em parceria com a Marinha do Brasil.

São esperados cerca de 200 judocas militares de 22 países, entre eles, potências do judô como França, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Sérvia, Holanda e China.

A seleção brasileira será representada por 18 atletas - 9 homens e 9 mulheres - que fazem parte do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas Brasileiras. Foram convocados para a disputa judocas experientes, como a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg/3ºSG-RM2-EP) e os vice-campeões mundiais David Moura (+100kg/3º SG-RM2-EP) e Maria Suelen Altheman (+78kg/3º SG-RM2-EP) ao lado de jovens como os campeões mundiais júnior Daniel Cargnin (66kg/3º SG-RM2-EP) e Rafael Macedo (90kg/3º Sgt), dentre outros atletas de elite internacional.

Entre os destaques internacionais estão Clarisse Agbegnenou, da França, atual vice-campeã olímpica e tricampeã mundial do peso meio-médio (63kg); Audrey Tcheumeo (78kg/FRA), também vice-campeã olímpica e campeã mundial; a cazaque Otgontsetseg Galbadrakh (48kg), medalhista de bronze no Rio 2016; Marie-Ève Gahié (70kg), da França, vice-campeã mundial em Baku neste ano; o iraniano Saeid Molaei (81kg), campeão mundial em 2018; Aleksandar Kukolj (90kg), da Sérvia, número 2 do mundo no ranking da FIJ; e Niaz Ilyasov (100kg), da Rússia, campeão mundial júnior e bronze no Mundial Sênior de Baku 2018.

Edilson Hobold