Central de Notícias

Professor participa de livro sobre produção de erva-mate

O professor Luis Francisco Angeli Alves, bolsista de produtividade em pesquisa 1D/CNPq e docente do curso de Ciências Biológicas (bacharelado) e do Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, participou da obra “A cultura da erva-mate e os ácaros: situação atual e perspectivas”.

O livro aborda aspectos relevantes da cultura da erva-mate: os capítulos iniciais tratam da taxonomia, importância histórica e socioeconômica e farmacológica da planta. Nos capítulos seguintes, discute também os ácaros-praga da cultura e seus inimigos naturais (técnicas de coleta, identificação e potencial na cultura).

O capítulo escrito pelo professor Alves, intitulado “Potencial de utilização de fungos entomopatogênicos no controle de ácaros-praga da cultura da ver-mate”, relata estudos conduzidos por seu grupo de pesquisa da Unioeste, que estuda, desde 2000, o potencial desses microrganismos como agentes de controle biológico aplicado para essas importantes pragas da cultura. O professor explica que os ácaros se alimentam das folhas da erva-mate, perfuram as células e consomem seu conteúdo, como resultado, as folhas caem e a produtividade diminui.

“Hoje é proibido o uso de acaricidas para o controle de pragas (qualquer uma) na erva-mate. E o produtor fica sem opções para minimizar esse problema. Assim, nossa pesquisa visa alternativas para o controle desses ácaros, de forma segura, seja para o ambiente, para o produtor e para o consumidor”, explica o professor.

Os organizadores da obra são vinculados à Univates (Lajeado – RS) e contaram com a colaboração de especialistas na formação do livro, publicado na última semana. O livro teve apoio financeiro do CNPq, CAPES e FAPERGS, da Univates e da Ervateira Putinguense.

capa livro 1

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.