Capes aprova Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura

Durante a 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em outubro de 2018, foi aprovado o Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Cascavel.

Esse programa será o primeiro Doutorado em Engenharia de Energia a ser ofertado no Brasil e o primeiro Doutorado em Energia a ser ofertado na Região Sul do Brasil. O curso é uma continuação do Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura, o qual já é ofertado na Unioeste desde 2010.

O coordenador do curso, professor Samuel Nelson Melegari de Souza, explica que após muita dedicação e trabalho dos docentes envolvidos no Mestrado durante mais de oito anos, a CAPES elevou o conceito do Mestrado de 3 para 4, o que possibilitou a criação do Doutorado.

Segundo ele o Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura tem uma área de concentração que é Agroenergia e três linhas de pesquisa: (1) Fontes renováveis e racionalização de energia na Agricultura, (2) Biomassa e culturas energéticas e (3) Biocombustíveis. O curso é voltado para profissionais das áreas de Engenharias, Agronomia, e outras áreas afins. São doze docentes envolvidos no Programa como orientadores, sendo nove da Unioeste, um do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) e dois da UFPR-Palotina (Universidade Federal do Paraná).

Samuel informa ainda que após a tramitação do projeto pedagógico do curso nas instâncias superiores da Unioeste o programa será oferecido, com previsão de oferta de quinze vagas de Doutorado à partir de março de 2019. O tempo do curso de Doutorado é de 42 meses, onde o aluno sairá com o título de Doutor em Engenharia de Energia na Agricultura. As informações sobre o programa estarão disponíveis na página: https://www5.unioeste.br/portal/pos/ppgea/.

novo logo unioeste