Curso de farmácia realiza campanha de orientação sobre proteção solar

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizará nos dias 31 de outubro e 01 de novembro uma campanha de orientação sobre proteção solar. A campanha de fotoeducação: Cuidado farmacêutico na fotoproteção é uma atividade conjunta com várias farmácias universitárias do Brasil e será desenvolvida pelos alunos e docentes do curso de farmácia, incluindo o Centro Acadêmico de Farmácia da Unioeste (CAFU) e Conselho Regional de Farmácia (CRF) Júnior da Unioeste.

As atividades serão realizadas principalmente no hall do Bloco de Clínicas, em frente à Farmácia Escola, e em todo o campus da Unioeste, das 8 às 12 horas. Segundo a coordenadora da Farmácia Escola, professora Patricia Guerrero de Sousa, nesta campanha serão feitas orientações práticas sobre os tipos de protetores solares, uso corretos desses produtos e cuidados gerais com a pele, serão entregues panfletos educativos e amostras de protetores solares. O objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos da exposição solar, em especial, o câncer de pele.

Câncer de pele

Casos de câncer de pele tem incidência frequente em todo o mundo, apresentando-se sob três principais formas: melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (ou epidermoide); onde os dois últimos são também conhecidos como câncer de pele não melanoma, os mais frequentes tipos de câncer de pele. A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco para o surgimento dos cânceres de pele melanoma e não melanoma, explica a professor. Ionete Lúcia Milani Barzotto, coordenadora da campanha.

As principais características de risco para o câncer de pele são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas.

O horário que apresenta risco mais acentuado de exposição ao sol é entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. O filtro solar ainda é um dos principais meios de proteção contra raios solares. O uso de bonés, chapéus e camisetas diminui a exposição direta da pele ao sol e é recomendado.

A Farmácia Escola localiza-se no Bloco de Clínicas, ao lado da Clínica de Odontologia e da Clínica de Fisioterapia. Maiores informações pelos telefones (45) 3220-3192/3270 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

banner