Reitor da Universidad Nacional de La Rioja visita Unioeste

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) recebeu a visita do reitor Lic. Fabián Alejandro Calderón, da Universidad Nacional de La Rioja (UNLaR), na Argentina. A agenda interinstitucional começou no início da semana em Curitiba, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na sequência Guarapuava na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e nesta quarta-feira (24) chegou a Cascavel na Unioeste, finalizando nesta sexta-feira em Ciudad del Este na Universidad Nacional del Este (UNE, Paraguai).

O professor da Unioeste Douglas Roesler e Gabriela Christ da Assessoria de Relações Internacionais acompanharam a agenda na Unioeste. As atividades começaram no gabinete do vice-reitor, com as boas vindas do professor Moacir Piffer e com a participação do professor Francisco Sánchez (Universidade de Salamanca), do professor Marcio Fernandes (Unicentro), e da vice-reitora acadêmica professora Yeldy García (Uniminuto da Colômbia) que seguiram para Foz do Iguaçu.

Na ocasião questões pontuais foram discutidas, como a apresentação das duas universidades, áreas em comum de ensino e de pesquisa, bem como o perfil socioeconômico das regiões. O reitor da Unioeste e presidente da Câmara de Graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Paulo Sergio Wolff, recebeu o visitante em seu gabinete, evidenciou as ações que vem sendo desenvolvidas pela Abruem, em especial no diagnóstico e relatório técnico de evasão na graduação. Por fim, reafirmou a importância dos trabalhos conjuntos e cooperação internacional para as instituições “a Unioeste conta com 777 professores doutores e 63 pós-doutores, estamos motivados a fortalecer o relacionamento com nossos vizinhos argentinos”.

O convênio, marco de cooperação, foi assinado pelos reitores na presença do professor Douglas Roesler e dos assessores Luane Noronha, Patricia Wypych, Fábio Alves e Andrea Pasquetti, teve a presença do professor Edison Leismann, diretor do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

O reitor Calderón salientou que “la apertura de su rector, de su equipo de trabajo y del equipo del hospital universitario me permite asegurar que pronto estaremos iniciando acciones conjuntas. La integración Sur-Sur crece! Muito obrigado!”. A agenda terminou com uma visita técnica ao HUOP, guiada pelo diretor administrativo Rodrigo Suzuki.

A UNLaR é uma universidade pública, cuja atividade acadêmica começou em 1973, localizada no centro-oeste da Argentina, conta com mais de 25.500 alunos e cinco departamentos: ciências sociais, jurídicas e econômicas; ciências e tecnologias aplicadas a produção, ao ambiente e a ao urbanismo; ciências exatas, físicas e naturais; ciências da saúde; ciências humanas e da educação.site