Reunião Técnica Pré-ICA 2021

Representantes de seis países se reuniram na última segunda-feira (22), no Instituto Histórico de Guarapuava (IHG), para discutir questões técnicas para a realização do 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA - International Congress of Americanists), previsto para 2021 em Foz do Iguaçu.

Caraterizado com uma equipe multidisciplinar do Brasil, Paraguai e Argentina, a captação do evento foi liderada pelo chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Marcio Ronaldo Santos Fernandes, e ocorreu em julho na cidade de Salamanca - Espanha, durante o ICA 2018. Além do apoio institucional da Unicentro, a ação contou com a anuência de outras universidades paranaenses como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), bem como com as organizações Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Visit Iguassu (Foz do Iguaçu).

Trata-se de um evento científico que reúne, a cada três anos, cerca de seis mil participantes de 60 países. O ICA é um congresso científico realizado desde 1875, e a primeira edição do evento ocorreu em Nancy, na França. O Congresso esteve por duas vezes no Brasil, em 1922, no Rio de Janeiro, e em 1954, em São Paulo, agora chegou a vez de postular a cidade de Foz do Iguaçu neste importante momento que fortalece redes de cooperação e promove network entre pesquisadores.

Durante a reunião de segunda-feira, estiveram presentes o secretário permanente do evento, professor Francisco Sánchez (Universidade de Salamanca), o professor Marcio Fernandes (Unicentro), a vice-reitora acadêmica professora Yeldy García (Uniminuto da Colômbia), o professor Jorge Kulemeyer (UNJu da Argentina), a assessora de internacionalização Gabriela Christ (Unioeste), mais de 35 pesquisadores e professores espalhados nos estados brasileiros do Rio do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, além dos países Portugal, Paraguai e Espanha, que participaram presencialmente e a distância. A reunião teve como pauta apresentar o evento que terá como meta atingir 7.000 pessoas de 60 países, cujo tema remete-se a “As américas e suas fronteiras: múltiplas raízes, múltiplos encontros”.Foto12018 10 22 16.02.52Foto