Unioeste participa de plenária do Zicosur

O vice reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Moacir Piffer, participou, nos últimos dias 18 e 19 de outubro, do encontro do Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) realizado na Universidad Nacional de Catamarca, na Argentina.

Durante o evento, o vice reitor assinou um convênio de cooperação bilateral entre Unioeste e a Universidad Nacional de Catamarca, cujo objeto remete-se a facilitar a cooperação interuniversitária por meio de Intercâmbio de pesquisadores, pessoal docente, pessoal de administração e estudantes, no âmbito das disposições estabelecidas entre ambos os países.  Organização de atividades docentes coordenadas; Realização de projetos de pesquisa e/ou inovação de acordo com as disponibilidades orçamentárias em qualquer setor de interesse comum de ambas as Universidades, Realização conjunta de publicações históricas, linguísticas ou de qualquer outro tipo que responda ao interesse comum de ambas as Universidades. Organização de Congressos e conferências internacionais.

O evento contou com uma a II plenária de reitores 2018 do Zicosur que discutiu a construção de um documento que facilite os programas de mobilidade estudantil entre Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Bolívia. Foi debatida também quais as mudanças necessárias nos currículos das Instituições para viabilizar a mobilidade e garantir aos estudantes uma adaptação segura do currículo.

Os reitores também discutiram um modelo de pontuação de pesquisa, diferente dos atuais, que seja compatível entre os países e que ranqueie a produção das universidades com critérios semelhantes. Também foi preocupação dos representantes discutir ações para possibilitar a comunicação de quem faz mobilidade e precisa aprender outras línguas para isso.

Entre as universidades que representaram o Brasil no encontro, estavam, além da Unioeste, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que será sede da próxima reunião do grupo, prevista para o 1º semestre de 2019.

WhatsApp Image 2018 10 23 at 15.58.41WhatsApp Image 2018 10 23 at 15.58.39WhatsApp Image 2018 10 23 at 15.58.40WhatsApp Image 2018 10 23 at 15.58.39 1

WhatsApp Image 2018 10 23 at 16.53.57