Setembro verde é celebrado no Huop

O dia 27 de setembro é considerado Dia Nacional dedicado à sensibilização da Doação de Órgãos, mas o debate sobre a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas pode e deve ser realizado o ano inteiro.

O mês de setembro é voltado para a campanha de doação e conscientização da doação de órgãos. Intitulada como “Setembro Verde”, a campanha é trabalhada em todas as instituições de saúde.

No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), a campanha será para conscientização. Foram expostos nos corredores do Huop fotos, balões e dados gerais sobre a campanha, para que todos conheçam a importância de ser um doador.

O Huop possui uma equipe especializada em captação de órgãos para doação. A comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante (Cihdott), trabalha desde o diagnóstico de Morte Encefálica, até o momento da captação. A equipe também trabalha com o processo de aceitação da família. Nos primeiros meses de 2018, o hospital obteve destaque Estadual na taxa de conversão de órgãos.

A coordenadora da Cihdott do Huop, Enfermeira Elaine Padilha, explica que a campanha deste ano teve o intuito de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos, “A Cihdott optou neste ano por realizar um mural na entrada do refeitório, no qual foram expostas fotos de atividades relacionadas a comissão desde o começo da sua história”.

A destinação do órgão é feita pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) de cada estado, que segue uma lista de pacientes cadastrados. A OPO do Paraná destaca o Huop como maior distribuidor de órgãos do Estado.

Elaine fala sobre o orgulho de ter o seu trabalho e de toda equipe sendo visto e reconhecido, “É extremamente importante esse reconhecimento, uma vez que a doação de órgãos é algo muito delicado para as famílias de vítimas. Esse é um momento que deve ser abordado com uma sensibilidade muito maior e felizmente temos conseguido realizar um trabalho com excelência nesse ponto”, finaliza.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que o Paraná possui destaque nacional em doação de órgãos. O índice é de 5,2 por milhão de população. A comparação em relação aos demais países coloca o Paraná como maior doador do mundo.

Grande parte desse índice vem do trabalho realizado pela Cihdott do Huop: de 2009 a 2018, as captações realizadas no Huop foram de 10 Corações, 49 Fígados, 4 Pulmões, 157 Rins e 359 Córneas.

Dia 27 de setembro: Por que essa data foi escolhida como dia nacional da doação de órgãos?

A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos por ser o dia em que celebramos São Cosme e São Damião. Segundo a lenda, os jovens irmãos foram médicos e realizaram o primeiro transplante notificado pela história: transplantaram a perna de um escravo mouro falecido para um sacerdote, do clero romano, paciente de Câncer.

SETEMBRO VERDE