Central de Notícias

Confira como foi o “Mais Saúde”

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, realizou, no último sábado, o evento “Mais Saúde: Todos juntos contra a obesidade”. O tema deste ano era “para todas as idades viverem com saúde”. A atividade contou com o apoio de diversas entidades que juntas compõem o Grupo de Atenção à Obesidade – GAO.

Destinado à população em geral, o “Mais Saúde”, realizado no Centro Esportivo Ciro Nardi, contou com uma programação para pessoas de todas as idades: recreação, realização do Programa Vida Saudável, atividade para saúde e bem-estar, verificação da pressão arterial e da glicemia capilar, avaliação antropométrica, orientação alimentar, treino funcional, alongamento, cross training, dança, passeio ciclístico e caminhada/corrida orientada. As instituições organizadoras montarão barracas em que, além de diversos exames, será discutida a questão da obesidade em diferentes idades.

Segundo a nutricionista e professora Marcia Dalla Costa Nutri, uma das idealizadoras do evento, o “Mais Saúde” atendeu cerca de 3.000 pessoas na tarde de sábado (29).

WhatsApp Image 2018 10 04 at 14.23.17 2

WhatsApp Image 2018 10 04 at 14.23.13

O projeto

O GAO – Grupo de Atenção à Obesidade é composto pela Unioeste, pelo Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), pelo Centro Universitário FAG, pela 10ª Regional de Saúde – CRESEMS PR e pela Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da secretaria de saúde e da secretaria de cultura e esporte. Juntas, as entidades têm como objetivo formar uma rede permanente de atenção à obesidade. O evento é a segunda de duas grandes ações organizadas por essa rede para debater a questão da obesidade; a primeira dela foi o Encontro da Atenção à Obesidade: Construindo Caminhos, realizado em agosto e destinado a profissionais de saúde

Com a união de diversas áreas da saúde, o GAO objetiva a assistência interdisciplinar, ou seja, o atendimento é multiprofissional. Em uma única sessão, os pacientes se encontram com cirurgião, endocrinologista, nutricionista, farmacêutica, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e outros profissionais da área. Os encontros são mensais e, ao início de cada reunião, com os pacientes em círculo, os especialistas comentam suas evoluções ou, em alguns casos, regressões com ampla participação dos pacientes e equipe.

Durante a reunião, é oferecido o suporte necessário para que o paciente consiga desenvolver um hábito saudável, como dicas de alimentação e modalidades de atividades físicas. Segundo o idealizador do projeto, Dr. Allan Cezar Faria Araújo, mais de 200 pacientes já passaram por esses encontros e, para cada participante do projeto, aproximadamente outros 500 pacientes obesos esperam uma vaga.

Nesse processo, não só os pacientes aprendem, mas também os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e de outras instituições, que assistem, participam e acompanham de perto cada caso. Dr. Allan ressalta que, além do acompanhamento, “o grupo tem grande preocupação em formar profissionais na saúde, habilitando-os ao atendimento a obesidade na modalidade de assistência multiprofissional”.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.