Central de Notícias

Workshop discute patrimônio genético e patentes verdes

Hoje (8) está sendo realizado o Workshop “acesso ao patrimônio genético e conhecimento sobre patentes verdes” na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Campus de Cascavel em parceria com o NIT – Núcleo de Inovações Tecnológicas.

O evento como objetivo habilitar, instruir e amparar os participantes no processo de cadastramento para regularização, de acordo com a nova lei da biodiversidade, daqueles que estudam, usam ou extraem recursos naturais ligados a cadeia da diversidade biológica, no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). E também de fornecer conhecimento sobre as patentes verdes e a forma como corre o aceleramento do exame e o acesso à tecnologia.

O diretor do NIT da Unioeste, Dr. Reginaldo Ferreira dos Santos, destaca a importância da conscientização quanto aos cadastramentos adequados. “Todas as pessoas que trabalham com patrimônio genético brasileiros tem a necessidade desse cadastramento sob pena de multa para pesquisador ou instituição. O objetivo é que o governo saiba qual o nosso patrimônio genético e no que estamos trabalhando e que tanto a união quanto os atuantes dessa área possam ser beneficiados”, reitera.

Durante a manhã, o evento conta com a palestra “Aplicação da lei de biodiversidade e a adaptação da pesquisa no meio acadêmico e empresarial”, orientada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador científico Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida.

A partir das 13h30 quem dirige é o consultor especialista da empresa Defere Propriedade Intelectual, Wagner Crosatti. Em sua palestra, Wagner irá abordar o tema “patentes verdes e aceleramento de exame”. A discussão mostra aos participantes meios para reduzir o tempo de exame de patentes no brasil e acelerar o acesso à tecnologia voltada ao meio ambiente, bem como seus principais norteadores e requisitos.

Com essa iniciativa, o instituto nacional de propriedade intelectual também possibilita a identificação de novas tecnologias que possam ser rapidamente usadas pela sociedade, estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no pais, oferecendo exames prioritários de pedidos relacionados a tecnologias verdes como serviço.  DSC06962 minDSC06965 minDSC06971 min

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.