A importância da ouvidoria no Huop

No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), está disponível para todos os pacientes, familiares e colaboradores, o setor de ouvidoria. A ouvidoria é um documento, por escrito, que tem o objetivo de relatar qualquer elogio, sugestão, denuncia ou reclamação referentes ao Huop.

Existem quatro formas de serem relatas as ouvidorias: ir pessoalmente no setor de ouvidoria do hospital (atendimento das 8 às 17h), pelo e-mail do Huop, pelo portal da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ou por urnas que estão disponíveis em todos os setores. Qualquer pessoa tem acesso e podem ser realizadas 24h.

Célia Santos, ouvidora do Huop, explica a importância das demandas prestadas à ouvidoria, “Sabemos que muitos pacientes agradecem ou deixam suas sugestões pessoalmente na ala, no momento da alta. Mas a nossa intenção é que seja por escrito, pra nós é muito importante ter isso documentado, pra saber onde estamos acertando, onde podemos melhorar e o que está faltando”.

As demandas deixadas na ouvidoria são repassadas aos responsáveis do setor referente, para que possam ser avaliadas e respondidas a quem realizou. Segundo Célia Santos, o Hospital Universitário tem recebido muitos elogios, e a intenção agora é que todos elogios sejam repassados aos colaboradores. “Essa é uma forma de incentivo aos servidores, ele saber que tem seu trabalho reconhecido pelos pacientes e familiares, é muito bom, por isso vamos fazer com que todos saibam quando forem elogiados”, ressalta Célia.

As denúncias e reclamações, são respondidas dentro dos prazos estipulados por lei. Mas Célia esclarece que o setor de ouvidoria vem trabalhando para que esse prazo seja ainda menor e todos tenham respostas rápidas, “Nosso foco agora é melhorar o atendimento da ouvidoria, conseguir responder a todos mais rápido possível. Nada mais justo que a pessoa saber o porquê das coisas que a deixaram com dúvidas”.

1