Unioeste recebe professor José Galízia Tundisi

Na segunda-feira (09), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, promoveu uma aula magna com o professor José Galízia Tundisi (UFSCar) sobre “A Importância Da Formação De Recursos Humanos em Ciências Ambientais pata o Desenvolvimento Sustentável em Países em Desenvolvimento”, que contou com um grande público de acadêmicos de graduação, mestrandos de diferentes programas e docentes.

Após a palestra, o professor se reuniu com docentes do Programa de Ciências Ambientais para uma conversa sobre possíveis ações e rumos que o Programa poderia tomar visando atingir objetivos futuros e estabelecimento de parcerias.

Para a comunidade acadêmica da Unioeste Toledo, em especial o Mestrado em Ciências Ambientais, foi uma honra receber o Prof. Tundisi que, mesmo próximo dos seus 80 anos, continua ativo e sempre disposto a compartilhar sua experiência, conhecimento e simpatia.

materia 02 imagem 1

O professor

O professor Tundisi é referência nacional e internacional no cenário científico, em especial na área de Ciências Ambientais. Formado em História Natural pela USP, mestre em Oceanografia pela University of Southampton e doutor em Ciências Biológicas pela USP, atualmente, é professor titular aposentado USP, porém ainda atua nos Programas de Pós-Graduação da UFSCar e da Feevale (Novo Hamburgo/RS).

O pesquisador criou, em 1976, o primeiro curso na área de Ciências Ambientais na USP-São Carlos. Tundisi é consultor em mais de 40 países nas áreas de limnologia, gerenciamento de recursos hídricos, recuperação de lagos e reservatórios, e planejamento e otimização de usos múltiplos de represas. Ele é presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA) e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do Ecology Institute – Excellence in Ecology (Alemanha). Orientou 41 mestres e 35 doutores nas áreas de limnologia, ecologia, oceanografia, gestão de recursos hídricos e gestão ambiental. Possui publicados 35 livros e 400 trabalhos científicos em revistas indexadas. Atualmente, dirige o programa internacional de formação de gestores de recursos hídricos para o IAP (InterAmerican Pannel), que representa mais de 100 academias científicas.

O professor Tundisi já foi Presidente do CNPq na gestão de 1995 a 1999 e Assessor do Ministério de Ciência e Tecnologia no período de 199 a 2001 e foi Presidente do Projeto Institutos do Milênio. Em 1999, fundou a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em São Carlos, ocupando hoje o cargo de Secretário nesta Secretaria.

materia 02 Imagem 4