Comitiva visita Huop para conhecer Serviço de Verificação de Óbitos

1

O Serviço de Verificação de Óbito Regional (Svor) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu na última semana, uma comitiva de médicos e representantes do sistema de saúde de Londrina para uma visita técnica. Na oportunidade a equipe pode conhecer os planos de implantação, equipamentos, quadro funcional e principalmente fazer uma troca de experiências afim de implantar o Serviço  em Londrina

O Svor do Huop, que tornou-se referência no Estado, fez parte da agenda de inaugurações realizada em novembro de 2017, e logo já se transformou num serviço essencial para o hospital pois conta com equipe capacitada e toda instrumentação para necropsia e autopsias que antes eram encaminhadas para outros centros.

O médico patologista Sérgio Nascimento é o responsável foi quem idealizou o serviço e hoje exporta este conhecimento para outros hospitais públicos. Para ele, ter esse tipo de serviço no HUOP é de fundamental importância. “O Huop é uma das quatro regionais que possui esse atendimento e essa conquista é resultado de uma luta”, destaca ele ressaltando ainda a abrangência do serviço. “O SVOR hospital atende 85 municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná”. O principal atendimento oferecido é para aferição de mortes mal definidas.

O objetivo, explica o médico, agora é para que seja desenvolvida uma rede de sete Svor pelo Paraná. “Como o Huop foi pioneiro na prestação desse serviço somos referência aos demais e a implantação de mais unidades pelo Estado trará benefícios à população em políticas de saúde pública”, explica Sérgio. “Promovendo a vigilância epidemiológica do óbito no Estado, por meio do estudo do óbito é que garantimos melhores condições de saúde da população” finaliza o patologsta.

Foram recebidos na unidade hospitalar o Dr. Fabio Garani, médico do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Alan Bussmann, Técnico em necropsia do Hospital Universitário da UEL, Edmilson de Oliveira, enfermeiro do SIM da 17ª RS, Vander Ossaki, enfermeiro da 17ª RS, Dra Maria Fátima Akemi, Diretora de Vigilância em Saúde do município de Londrina e o Dr. Sérgio Carnavesi, médico do SVMS municipal de Londrina.

História do SVOR/HUOP

O serviço de verificação de óbitos agora implantado no Huop foi construído no decorrer do ano de 2016 e 2017, com adequações para atendimentos. A sala de verificação conta com uma câmara fria, macas, e demais ferramentas para execução das necropsias e autopsias. Ao todo o investimento foi de R$ 350 mil , sendo R$ 260 mil para estruturação da sala, e, R$ 90 mil para compra de demais equipamentos de uso interno. Assim o hospital possui o credenciamento do Ministério da Saúde, como um dos 46 SVO’s espalhados pelo Brasil.

3