Hospital Universitário inaugura sala para acompanhantes de UTI Neonatal

No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) as mães que têm seus filhos internados na UTI Neonatal ganharam um espaço para descanso: uma sala para acompanhantes da UCI, UTI Neo e UTI pediátrica. A inauguração aconteceu na última quarta-feira (28).

Para direção administrativa do hospital esses pequenos avanços que tornam o atendimento mais humanizado são vistos como prioridade na casa, “Buscamos diariamente tornar o Huop um hospital referência e diversas áreas, mas a humanização vem sendo nossa maior luta. Esse espaço é sem dúvidas uma vitória que estamos comemorando” ressalva, Edson Souza, diretor administrativo do Huop.

Em média, o Hospital Universitário atende 15 internamentos na UTI Neonatal por mês. O diretor de enfermagem, Rafael Muniz de Oliveira, ressalta a necessidade desse espaço reservado às famílias em momentos delicados de tratamento na UTI “A humanização do atendimento e o acolhimento dessa família com espaço adequado e privativo para terem um momento íntimo, é essencial no processo de recuperação” enfatiza.

Além disso a equipe de enfermagem já tem planos de aproveitar o local da melhor forma junto aos pais e acompanhantes dos pacientes. Segundo Rafael, já existem projetos de orientações, palestras e acompanhamento familiar a serem ministrados ali: “não é um espaço que vai servir somente para o descanso dos pais, temos também projetos de educação dessa família para recepcionar esse recém-nascido quando receber alta”, finaliza.

A enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal, Ana Tamara Kolecha, ressaltou o quanto essa solicitação era importante para a equipe. “Além de priorizar um atendimento humanizado para os nossos bebês é fundamental que os pais também tenham acompanhamento e estejam presentes no maior tempo possível no ambiente de UTI” explica.

A enfermeira destaca ainda que “O acompanhamento das mães é um direito do bebê e a presença dos pais é importante para fortalecer o vínculo entre a família e o recém-nascido”. Além disso, a mãe passa a conhecer todo cuidado necessário para lidar com um Neonato prematuro. Para Ana, essa presença diária dos pais durante no tratamento enriquece também o vínculo entre a família e a equipe, pois se cria uma confiança maior em acompanhar cada processo da evolução desse paciente durante o internamento.

Huop buscando atendimento mais humanizado

Outra conquista é o novo aparelho de ultrassom portátil para uso na UTI NEO, que facilita o cuidado com os pacientes e humaniza o atendimento, pois é menos invasivo. O aparelho tem como objetivo minimizar os riscos para o paciente e profissional, reduzir o número de tentativas de inserção (punções) ao auxiliar na escolha do acesso venoso e calibre do cateter.

O Huop busca constantemente melhores resultados, focando na segurança e qualidade da assistência diária na UTI Neonatal e nos demais setores do hospital, para manter a Instituição como referência em atendimento na região.

WhatsApp Image 2018 04 05 at 09.20.28
DSC07453DSC07441 2DSC07443