Professora de Illinois intensifica ações de pesquisa com Unioeste

A convite do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia, ambos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, esteve presente, entre os dias 14 a 27 de fevereiro, a professora doutora Mary Paula Arends-Kuenning, da Universidade de Illinois (Estados Unidos), para avaliar o primeiro ano da pesquisa “Uma análise de perdas pós-colheita no Estado do Paraná (Brasil)”.

Esta pesquisa é oriunda de um convênio celebrado entre a Unioeste e a Universidade de Illinois em 2016. Neste contexto, houve uma reunião muito produtiva em que foram apresentados parte dos resultados desse estudo junto à Cooperativa Lar, bem como foram feitas constatações in loco do processo de colheita da safra paranaense de soja de 2017/2018. Novas metas de trabalho foram traçadas envolvendo a Universidade de Illinois, Unioeste e a Cooperativa Lar.

28580699 1333006293467604 1233005263 o

Além disso, esta professora, juntamente com o professor doutor Pery Francisco Assis Shikida, também Assessor de Relações Internacionais, realizou uma agenda de pesquisa e uma palestra na Universidade Federal de Tocantins com o objetivo de fazer um trabalho em rede sobre perdas na colheita de soja, agora incluindo a região do “Matopiba”, atualmente uma das mais expressivas fronteiras agrícolas no Brasil.

A professora doutora Mary Paula Arends-Kuenning é mestre e doutora em Economia pela Universidade de Michigan (EUA) e também possui mestrado em Ciência Social pela Universidade de Chicago (EUA). É pesquisadora e professora associada do Departamento de Economia Agrícola e do Consumidor da Universidade de Illinois e afiliada ao Centro de Estudos da América Latina e do Caribe, tendo sido também diretora do Instituto Lemann de Estudos Brasileiros.

Além de pesquisar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, esta renomada professora brasilianista aborda questões relacionadas à desigualdade de oportunidades educacionais entre os Estados Unidos e o Brasil.

Para o professor doutor Pery Francisco Assis Shikida, “a execução do primeiro ano de trabalho da equipe de pesquisadores da Unioeste foi considerada um sucesso, tanto que estaremos ampliando este estudo por mais um ano e também para uma importante fronteira agrícola brasileira. Ademais, trabalhar com a professora doutora Mary Paula Arends-Kuenning tem sido uma honra, não só pela sua competente capacidade, mas também pela sua cordialidade e amabilidade”.

28640983 1333006316800935 1875149191 o