Evento integrado de Letras proporciona diálogo entre as áreas

O evento integrado de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, iniciou hoje pela manhã, no auditório da instituição, com a conferência “América Latina e o Giro Decolonial”, proferida pela professora Eneida Leal Cunha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com a mesa redonda “Literatura: Deslocamentos e Fronteiras”, a qual contou com os seguintes professores: María Rosa Lojo, escritora e investigadora na Argentina, Paulo Nolasco dos Santos, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e com a professora Alai Garcia Diniz, da Unioeste.

A realização dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Unioeste envolve os seguintes eventos: XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLH); III Seminário Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL); III Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação; II Congresso Internacional de Leitura e Literatura infantil e juvenil da Rede Paranaense de Leitura.

A professora Lourdes Kaminsk Alves explica que a realização conjunta deste congresso considera a otimização de fatores que demandam na organização de eventos, dentro de uma instituição pública. “Desde elementos humanos até a própria logística, espaço físico e recursos financeiros, considerando-se, sobretudo, o momento da atual conjuntura política e da situação de crise orçamentária que assola as universidades públicas do país”, destaca a docente, lembrando que apesar disso, “encontramos estratégias para sermos propositivos, como uma forma de resistir ao clima desmotivador de desmonte da universidade pública, sobretudo, no que se refere à redução de investimentos na pesquisa”.

Nesse sentido, o acadêmico de Letras, Gabriel Bonatto, nota o lado positivo do evento, o qual, “por ser integrado, proporciona o diálogo entre as áreas de Letras, tais como estudos literários, estudos da linguagem, linguística, línguas estrangeiras, prática de ensino, formação docente, formação leitora, literatura infantil e juvenil, identidade, cultura, diversidade, entre outras”.

Pensando, também, na relação com o ensino e a pesquisa no contexto latino-americano, os organizadores trouxeram palestrantes de outras universidades e países vizinhos, os quais discorrerão nesses três dias de evento.

O congresso ocorre até sexta-feira, nos três turnos, e conta com várias conferências, diversos simpósios e atividades culturais e lançamentos de livros.

Programação e mais informações no site do evento: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/scssrede