Campus de Cascavel recebe eventos integrados

LOGOCERTA

Acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) os eventos integrados XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória; IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano (SLHM); III Seminário Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL); III Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação e II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura.

Os eventos reunirão participantes de diferentes pontos do país e do exterior, sobretudo, pesquisadores em contexto de fronteira, interessados em expor e discutir resultados de pesquisa realizada no campo dos Estudos da Linguagem, da Literatura e da Cultura. O XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória; IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino Americano teve sua origem no Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens, liderado pela Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves.

O evento é promovido pelo Programa de pós-graduação em Letras da Unioeste. A conferência de abertura, realizada no dia 22, será proferida pela profa. Dra. Eneida Leal Cunha (UFBA/PUC-Rio), cuja temática se relaciona a formação de um pensamento decolonial Latino Americano. Na sequência do evento, nos dias 22 a 24 estão previstas 4 mesas de debate e mais duas conferências.

Em 2017, ao realizar-se, conjuntamente com os demais eventos aqui relacionados visa, sobretudo, ampliar as discussões acadêmicas nesses eixos temáticos e propiciar espaços para o debate e a socialização de resultados de pesquisas nas áreas de Letras, Linguística, Artes e afins, privilegiando, assim, o desenvolvimento da investigação científica na graduação e na pós-graduação, em uma perspectiva inter, multi e transdisciplinar. Nesta edição registra 457 participantes, 36 simpósios, 03 conferências, 05 mesas de debates e 01 sessão de diálogos entre leitores e escritores. Registra-se ainda o lançamento de livros de pesquisadores e escritores de diversas universidades do País e do exterior e as diversas atividades artísticas e culturais programadas pelas comissões do evento.

O Congresso recebeu importante apoio da Direção do campus de Cascavel e de sua equipe administrativa, a quem, a Coordenação Geral do evento, Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves e o Presidente da Comissão Organizadora, Dr. Antonio Donizeti da Cruz expressam reconhecimento e agradecimentos.