Unati apresenta projeto de lei em Beltrão

Logotipo Unioeste CAMPUS BELTRÃO

A 2ª turma da Universidade da Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Francisco Beltrão, elaborou um projeto de lei que cria regras especificas para garantia dos direitos das pessoas idosas e com algum tipo de deficiência física.

O projeto foi apresentado na câmara de vereadores de Francisco Beltrão nesta terça (07). O professor de direito João Paulo da Rocha foi o responsável pela proposta, que foi realizada na disciplina de DIREITO E SAÚDE.

A lei envolve direitos como vagas em estacionamentos, transporte coletivo, moradia, saúde, mobilidade, acessibilidade e atendimento preferencial. Agora a câmara analisará o projeto e fará os acertos que acharem convenientes para em seguida votarem, e caso aprovada, a lei passará pela sanção do Prefeito Municipal.

A UNATI

A UNATI-Unioeste é um Programa de Extensão Universitária, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE, de caráter multidisciplinar e permanente e que historicamente teve início no ano de 2000, no campus de Toledo pela proposta e iniciativa das professoras Marli Renate von Borstel Roesler, Marize Rauber Engelbrecht e Roseli Odorizzi, docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/Curso de Serviço Social da Unioeste/Campus de Toledo.

O objetivo geral do Programa UNATI-Unioeste é o de "criar espaços na Universidade para inserção da população adulta e/ou idosa para formação política, social, econômica e cultural para o desenvolvimento de suas potencialidades para que, tendo consciência de si e de sua cidadania, atue e interaja no contexto familiar e comunitário, promovendo a conquista de uma maior participação social e política na melhoria da sua condição de vida".

Com a criação do regulamento geral e o COGE é possível a realização das atividades à terceira idade em todos os campi da Unioeste de forma padronizada e autônoma.

Ressalte-se que o Projeto no Campus de Francisco Beltrão tem características diferenciadas dos demais Campi, pois, trata-se de um Curso denominado “CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO HUMANO”, com duração de quatro anos, com uma carga horária de 1.000 horas aula e multidisciplinar, com aulas nas terças, quartas e quintas, das 13:30  às 16:30 . Em Francisco Beltrão está com duas turmas e no próximo ano estará indo para a terceira turma.